Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Engenharia Elétrica

Durante o 2º semestre de 2023, os alunos do 8º semestre de Engenharia Elétrica do Campus São Paulo, Leonardo Lauro e Bianca Cruz desenvolveram vídeo técnico.

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 10h33 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 14h53

WhatsApp_Image_2024-02-22_at_22.58.33.jpgO vídeo, realizado em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),  exemplifica o funcionamento dos trens elétricos e do sistema de tração elétrica da empresa.

Para o engenheiro da CPTM Claudimar Santos Chaves, “os alunos foram fantásticos e entenderam muito bem nossa demanda. O vídeo nos auxiliará muito nos treinamentos técnicos e exemplificações da complexidade que envolve os trens elétricos. Estão de parabéns”, finaliza. Claudimar, em conjunto com a engenheira Raquel Megumi Hashiguti, ambos do Departamento de Projetos de instalações e Sistemas (DEPS) da CPTM, atuaram para que o projeto fosse possível. 

O projeto de perfil extensionista nasceu após a palestra "Tração elétrica no transporte ferroviário de passageiros", proferida pelos dois engenheiros da CPTM, também no 2º semestre de 2023, e foi adaptado às necessidades da empresa, sendo desenvolvido no componente curricular de “Tópicos Inovadores em Engenharia Elétrica”, ministrado pelos professores Alexandre Ventieri e Tarcísio Fernandes Leão.

De acordo com o docente Tarcísio, esse componente compõe um dos destaques especiais dos projetos para o curso Bacharelado em Engenharia Elétrica, primeiro noturno e gratuito da cidade de São Paulo.  

del.jpg“O componente de Tópicos Inovadores inseriu os discentes nos assuntos tecnológicos de ponta pesquisados e desenvolvidos pelas comunidades acadêmicas e/ou por corporações do setor elétrico. Baseado na flexibilidade curricular, o componente permite que sejam exploradas tecnologias emergentes em fases de pesquisa, desenvolvimento ou já consolidadas na sociedade e que não tenham sido abordadas em outros componentes curriculares deste curso”, destaca o docente da disciplina, professor Ventieri. 

WhatsApp Image 2024 02 21 at 16.43.09Além deste projeto, o componente curricular de “Tópicos Inovadores em Engenharia Elétrica" recebeu em sala de aula oito palestras de diferentes áreas da comunidade científica e tecnológica.  Foram semeadas novas parcerias, oportunidades de mestrados e estágios, e diversos projetos estão em fase de desenvolvimento como a análise de mercado proposta pela DANA, empresa especialista em veículos elétricos, projeto em que atuam os discentes Ingrid de Almeida, Guilherme Sant’anna, Igor de Castro e Richard Brehmer em parceria com a engenheira e gerente Sênior de Engenharia de Produto da empresa, Paula Nomura Watanabe, que foi nossa aluna do curso técnico em Eletrônica.

Foto 1: alunos Leonardo Lauro e Bianca Cruz.

Foto 2: engenheira Paula (em rosa) ao lado do professor Ventieri.

Foto 3: engenheiro Claudimar e engenheira Raquel, ao lado do professor Ventieri.

 

Fim do conteúdo da página