Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Professor do campus escreve livro sobre migrações para o trabalho nos canaviais

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 15h26 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O professor de Geografia do Campus São Paulo, André Eduardo Ribeiro da Silva, publicou o livro "Territorialidades e Redes da Migração Maranhense para o Trabalho nos Canaviais Paulistas", lançado em 19 de maio.

De acordo com o autor, o livro se apoia nos testemunhos de dezenas de trabalhadores rurais maranhenses e de seus familiares entre os municípios de Codó e Timbiras e as cidades de Guariba e Pradópolis no nordeste paulista ao longo dos anos 2000. “As redes de relações pessoais, fundamentais para alavancar a experiência migratória, se costuram, se refiguram e se fortalecem a partir de múltiplas formas de trocas de informações entre os que migraram e os que não migraram, bem como entre os possíveis migrantes e os agentes responsáveis pelo processo de deslocamento e recrutamento até a área canavieira paulista”, conta.

O livro é derivado da tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2012.

registrado em:
Fim do conteúdo da página