Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Ouvidoria

Colação de grau ou Formatura

Imprimir PDF

Para superior e para o ensino médio.

Importante: a Comunicação Social do Campus São Paulo se propõe a organizar a cerimônia de colação de grau e formatura para todos os formandos do superior e do ensino médio deste campus.

A Colação de Grau é uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. É ato oficial realizado em sessão solene e pública de outorga de grau aos alunos que concluíram o curso superior de graduação em Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia. É obrigatória para a conclusão dos cursos de nível superior e totalmente gratuita.

Divulgaremos neste portal, a partir de maio de 2012 a lista dos estudantes de nível superior devidamente habilitados dos formandos do 2º semestre de 2011, sem nenhuma pendência, para a colação de grau programada para a semana de 21 de maio de 2012, às 19h no Campus São Paulo.

Também, estamos programando outorga de grau para formandos do 1º semestre de 2012 para provavelmente outubro de 2012, bem como formatura para os de ensino médio para provavelmente dezembro de 2012 ou janeiro de 2013. Contamos com o envolvimento e colaboração de todos os envolvidos.

Cada formando poderá convidar até 4 pessoas para assistir a cerimônia, e estaremos nos empenhando para que tenha becas, capelos, canudos e uma equipe para registrar o evento com fotos e possível filmagem, em parceria com alguma empresa de eventos que se proponha a montagem de todos os aparatos gratuitamente.

Precisamos escolher juntos, formandos e comunicação social, um orador e um juramentista para representar todos os formandos. Faremos a composição da mesa com representantes da diretoria e professores de cada curso.

Colação vem do latin collatione, o que significa que o formando está adquirindo um status profissional igual a qualquer profissional de sua área. Ou seja, o estudante estará apto a exercer sua profissão legalmente. Faz jus ao recebimento de grau acadêmico e ao correspondente Diploma o estudante regular que concluir todos os requisitos do seu curso de graduação.

Após a colação de grau, para a emissão do diploma, há necessidade que o concluinte faça uma solicitação formal, a ser protocolado pelo interessado na secretaria do ensino superior.

Tipos de outorga de grau possíveis:

1. Solene: é realizada com vestes próprias, com a presença de um paraninfo, homenageados e orador, e juramentista, em local escolhido pelos formandos e em data e horário a serem definidos previamente entre a Comunicação social e com as comissões de formatura;
  2. Não-Solene: é realizada em local designado pela Instituição, em dias úteis, congregando alunos de vários cursos ou com todos os alunos de um mesmo curso. Não é utilizada veste talar e não são indicados paraninfos, homenageados e oradores;
  3. Gabinete: é realizada no Gabinete do Diretor, nos casos em que o formando não pôde comparecer, por motivo imperioso, à formatura solene ou não-solene.

Cadastro de Ex-Alunos  Periodicos  banner_siape  Melhores Práticas

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla! | Desenvolvido por Equipe