Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Cursos técnicos

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 16h15 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 16h10

TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 

Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - Modalidade EJA

O técnico em Administração está habilitado para: executar operações administrativas de planejamento, pesquisa, análise e assessoria relacionadas a gestão de pessoal, de material e produção, deserviços, a gestão financeira, orçamentaria e mercadológica; utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, sejam operacionais, de coordenação, de chefia intermediaria, seja de direção superior, sob orientação; elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros; elaborar e expedir relatórios e documentos diversos; auxiliar na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões.

Mais informações

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

 

O técnico em Desenvolvimento de Sistemas analisa requisitos e funcionalidades do sistema. Desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento e linguagens de programação específicas.  Executa manutenção de programas de computador e suporte técnico. Realiza modelagem de aplicações computacionais.  Realiza testes funcionais de programas de computador e aplicativos.

Mais informações

Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio

O curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFSP atende às demandas típicas em um mercado de trabalho de forte dinamismo e aplica aos alunos, formação ética, social e no trabalho, responsabilidade e visão consequente de suas decisões técnicas, adaptabilidade, disposição para o crescimento intelectual, com foco à preservação do meio ambiente de forma sustentável. A habilitação em eletrônica prepara os futuros profissionais como empreendedores, capacitando-os para aplicar modernas tecnologias relacionadas a projetos, instalação e manutenção dos mais diversos equipamentos eletrônicos e sistemas embarcados, encontrados nos seguintes seguimentos: empresas concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações, empresas de representação, vendas e assistência técnica de materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos, laboratórios de ensaios elétricos e eletrônicos, empresas de consultoria, projetos, instalações e manutenções de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos; grandes centros hospitalares, grandes data centers, indústria automobilística, indústria aeronáutica, empresas ligadas ao agronegócio, entre outras que atuam neste vasto campo tecnológico.

Mais informações

Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio

 

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas e de infra-estrutura para instalações de telecomunicações em edificações de acordo com normas técnicas e de segurança. Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Propõe o uso eficiente da energia elétrica e a utilização das respectivas fontes alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos. O profissional pode atuar em concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviço, indústrias, em geral, no setor de manutenção e automação, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Mais informações 

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Substituído pelo curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

O Técnico em Informática é um profissional que pode atuar em diversos ramos e áreas: atua no desenvolvimento de rotinas de cálculo e tomadas de decisão, manipula base de dados mono ou multiusuário, utiliza ferramentas de programação visual, e elabora programas em linguagens de alto nível, efetua e avalia testes nos programas desenvolvidos. Também atua no projeto e desenvolvimento de sistemas computadorizados, através de metodologia adequada, aplica técnicas de gerenciamento de Banco de Dados em modelos práticos, e elabora pesquisa de produtos e custos para instalação de redes de computadores, elabora e especifica projeto de redes de computadores, executa a instalação de rede física e testes de funcionamento, desenvolve programas em linguagens comercialmente utilizadas e Projetos Lógicos e Físicos destinados a atender às necessidades de informatização e automatização de setores administrativos de uma empresa, dentre outras atividades.

Mais informações

Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio

Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC).Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos. Possibilidades de atuação: Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.

Mais informações

Técnico em Qualidade Integrado ao Ensino Médio - Modalidade EJA

Substituído pelo Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio - Modalidade EJA

Colabora na elaboração de manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos de qualidade das empresas. Registra, o controle da qualidade, em formulários específicos e de acordo com as normas e padrões pré-estabelecidos. Atua na elaboração e execução da auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa. Divulga os procedimentos de qualidade e propõe ações de informação e formação especifica. Identifica não conformidades em produtos e processos, suas possíveis causas e ações corretivas e preventivas.

Mais informações

Técnico em Sistemas de Energia Renováveis Integrado ao Ensino Médio

O perfil profissional do egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável contempla o domínio do conhecimento necessário para atuar nas áreas de instalação, manutenção e projeto de sistemas de energia renovável. Realiza projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia; Coordena atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica); Segue especificações técnicas e de segurança, e realiza montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais.

Mais informações

Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio

O Técnico em Telecomunicações participa da elaboração de projetos de telecomunicações, atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática, incluindo a prestação de serviços, assistência técnica, elaboração de documentação técnica e treinamento de sistemas de telecomunicações. O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet, empresas de TV a cabo e laboratórios de desenvolvimento e pesquisa. Realiza programação de softwares específicos para equipamentos de telecomunicações, bem como, instalação de sistemas associados à Internet das Coisas (IoT).

Mais informações

 


TÉCNICO CONCOMITANTE OU SUBSEQUENTE

Técnico em Automação Industrial

O técnico em Automação Industrial compreende o mundo do trabalho e os processos produtivos que o transformam a partir da integração entre os conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Desenvolve e integra soluções para sistemas de automação visando à medição e ao controle de variáveis em processos industriais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Emprega programas de computação e redes industriais no controle de processos industriais. Planeja, controla e executa a instalação e a manutenção de equipamentos automatizados e/ou sistemas robotizados para controle de processos industriais.

Mais informações

Técnico em Desenvolvimento Comunitário

O curso técnico em Desenvolvimento Comunitário tem duração de 3 semestres cursados no período noturno. O egresso, habilitado para atuação em Desenvolvimento Comunitário, compreende o mundo e os processos produtivos que o transformam a partir de uma formação integral que articula conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos e atua criticamente face às transformações sociais contemporâneas. No exercício profissional, o técnico em Desenvolvimento Comunitário organiza grupos de interesse nas comunidades; promove ações de integração e de aproximação positiva; articula temáticas de cultura, educação, esporte e lazer, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, saúde, turismo, trabalho e renda, além de identificar potencialidades, necessidades, demandas sociais e vulnerabilidades locais. Atua na leitura e interpretação das informações geradas a partir dos dados coletados no território e nas instituições públicas e privadas. Elabora projetos e programas sociais, bem como desenvolve ações temáticas para a formação de lideranças comunitárias e junto a estas. Em sua atuação cidadã intervém de forma responsável e ética que compreende e respeita as diferenças, reconhece a diversidade sexual, de gênero e étnico-racial, o que contribui para a inclusão e o desenvolvimento social. 

Mais informações

Técnico em Edificações

O técnico em Edificações elabora projetos de Arquitetura e de Instalações Prediais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, e incêndio por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos. Executam detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planejam obras, elaboram orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensionam equipes de trabalho. Fazem orçamento de materiais e mão-de-obra. Fazem coleta de material para ensaios tecnológicos de laboratório e de campo, analisam resultados e avaliam comportamento dos materiais de construção. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.

Mais informações

Técnico em Eletrotécnica

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas e de infra-estrutura para instalações de telecomunicações em edificações de acordo com normas técnicas e de segurança. Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Mais informações

Técnico em Mecânica

Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC).Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos. Possibilidades de atuação: Indústrias. Fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. Prestadoras de serviço.

Mais informações

Técnico em Serviços de Restaurante e Bar

Auxilia e atua na gestão, controle, supervisão e organização de serviços de restaurante e bar, nas mais diferentes classificações e tipologias. Organiza e realiza procedimentos e rotinas de funcionamento de um estabelecimento do setor de alimentos e bebidas. Supervisiona o serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos. Coordena o atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos. Coordena equipes de serviço de salão e bar. Aplica controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura. Monitora o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque. Colabora com a elaboração e a revisão de cardápios.

Mais informações

Técnico em Telecomunicações

(curso encerrando atividades, sem novas turmas)

O Técnico em Telecomunicações participa da elaboração de projetos de telecomunicações, atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática, incluindo a prestação de serviços, assistência técnica, elaboração de documentação técnica e treinamento de sistemas de telecomunicações. O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet, laboratórios de desenvolvimento e pesquisa e empresas de TV a cabo.

Mais informações

Fim do conteúdo da página