Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Câmpus São Paulo implanta sistema de energia solar

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2017, 11h13 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O IFSP irá instalar, no próximo mês, 256 placas fotovoltaicas no Câmpus São Paulo para a produção de energia solar. Além de oferecer energia de forma limpa e sustentável, a tecnologia contribuirá com a economia na conta de luz do câmpus. 

As placas fotovoltaicas convertem energia solar em energia elétrica. “Responsáveis pela captação dos raios do Sol, as placas são compostas por estruturas chamadas células fotovoltaicas, que têm a propriedade de criar uma diferença de potencial elétrico por ação da luz. O efeito fotovoltaico faz com que essas células absorvam a energia do Sol e façam a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas”, explica um dos fiscais do contrato, Gabriel Augusto Braga. 

Gabriel destaca que o uso do sistema proporciona a redução do valor da conta de energia elétrica do câmpus, o uso de energia limpa e sustentável, a conscientização para o uso sustentável da energia e a disseminação da tecnologia para toda a comunidade local. “Além de a usina ser praticamente um laboratório para os alunos, pois toda a energia gerada pode ser monitorada”, acrescenta.

O Câmpus São Paulo é o primeiro do IFSP a receber uma usina fotovoltaica, mas ações em outros câmpus estão sendo planejadas, entre elas, o uso de placas fotovoltaicas na construção da cobertura do estacionamento do Câmpus Presidente Epitácio. 

Fonte: www.ifsp.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página