Curso de Automação Industrial completa 18 anos

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 11h31 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Neste semestre, o curso de Tecnologia em Automação Industrial completa sua maioridade, 18 anos. Foi o nosso primeiro curso superior, iniciado ainda como CEFET-SP.

WhatsApp Image 2018-06-19 at 13.45.18.jpeg

Na noite do dia 18 de junho, ocorreu o encerramento das apresentações dos trabalhos de conclusão do curso de Tecnologia de Automação Industrial. Foi uma cerimônia especial, pois o curso completou 18 anos, e contou com a presença dos professores orientadores, José Antonio Alves Neto, Ricardo Dias e Tarcísio Fernandes Leão, do coordenador, Alexandre Ventieri e o professor que está no curso desde a primeira turma, Luiz Danilow.

"Uma noite incrível! Uma excelente forma de comemorar os 18 anos de excelência é com a apresentação de projetos de alto nível, como foi a noite de hoje.", relatou, entusiasmado, o professor Leão. Nesta noite foram apresentados dois projetos: uma impressora 3D e um robô hexapode, o Escaravelho, como foi batizado. "Esse projeto representa muito bem a capacidade dos nossos alunos.", complementa Leão. Na semana anterior, no dia 11 de junho, foram apresentados outros dois projetos: um controle de eixo de drone e uma extrusora de material para impressora 3D. "Os projetos são de excelente qualidade, mas o que nos sensibiliza é o empenho e qualidade destes alunos.", disse o professor José Neto.

WhatsApp Image 2018-06-19 at 13.45.19.jpeg

O Escaravelho

O robô desenvolvido pelos alunos Danilo Bernardino Belem e Ian Ricardo de Souza Silva, o Escaravelho, foi doado ao professor Leão para o IFSP, de modo que o projeto possa continuar a ser desenvolvido. "Vamos deixar o robo sem custo para a Federal, será nossa forma de agradecer", disse Danilo. Essa iniciativa, pioneira, dos alunos coloca novo marco para o curso. "Esta atitude altruísta do alunos revela o quanto os alunos querem ver o curso e a instituição progredir. Como professores, faremos nossa parte​", fala o professor Leão.

Um pouco de história

O curso de Tecnologia de Automação Industrial iniciou-se no primeiro semestre do ano 2000. Foi o primeiro curso superior do Instituto Federal de São Paulo, na ocasião, ainda CEFET. O curso foi criado e implementado pela união das áreas da Eletrotécnica, Mecânica e Eletrônica. Posteriormente a área de Automação foi criada para gerir o curso. Hoje é o curso superior mais antigo do IFSP, no Departamento de Elétrica do campus São Paulo.

O professor Leão, orientador do projetos de TCC, foi aluno do curso, da sexta turma, tendo concluído o curso em 2005. "Ser aluno deste curso é uma honra e um privilégio", falou o professor.

Hoje o curso é procurado por muitos alunos, via Sisu, bem como por muitos Tecnólogos e Engenheiros, de outras áreas, para aprimorar seus conhecimentos e suas carreiras.

Conheça mais do curso: https://spo.ifsp.edu.br/automacao-industrial