Nota de Repúdio à Intolerância

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 11h48 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2019, 09h06

Recentemente, a imprensa noticiou a incidência de manifestações anônimas em diversas escolas e universidades de todo o país, em que o conteúdo particularmente intolerante e violento surpreendeu e assustou a gestores, educadores e estudantes. Infelizmente, o Câmpus São Paulo não foi poupado deste lamentável fenômeno: aqui também ocorreu este tipo de demonstração, com ameaças e ofensas politicamente motivadas tendo sido encontradas escritas em um dos banheiros dos alunos. Trata-se de um ato de vandalismo, mas que se torna ainda mais grave por seu conteúdo incompatível com o convívio em uma instituição de ensino. Mais recentemente, e lamentavelmente, manifestações de intolerância e violência foram percebidas em rede social não oficial.

A liberdade de pensamento e de expressão são valores que sempre deverão ser respeitados, mas é preciso que fique claro que estas liberdades são limitadas pelo dever de todos os cidadãos de respeitar a dignidade humana, princípio fundamental de nossa Constituição. Também a Lei de Diretrizes e Bases consolida o respeito à liberdade e o apreço à tolerância entre os princípios que alicerçam a educação brasileira. O que estes marcos legais explicitam é que a administração pública e, em especial, a gestão educacional, jamais poderão se furtar em observar estas diretrizes.

O Câmpus São Paulo repudia fortemente quaisquer manifestações de intolerância, e está pronto para agir de acordo com seus deveres legais para garantir que o respeito e a pluralidade continuem sendo a base do convívio em nossa comunidade. Ameaças e ofensas, em qualquer forma que assumam, não serão aceitas, e serão apuradas e encaminhadas com todo o rigor, de acordo com as normativas internas do IFSP e a legislação vigente.

São Paulo, 13 de dezembro de 2018.