Seleção de alunos bolsistas: “Construção de interculturalidade com crianças migrantes”

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 10h44 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 11h54

O Câmpus São Paulo seleciona nove bolsistas de quaisquer cursos de graduação para o projeto de extensão “Construção de interculturalidade com crianças migrantes”. A dinâmica de seleção será realizada no dia 12 de março, às 15 horas.

O projeto terá duração de nove meses, entre março e dezembro de 2019. Cada bolsista receberá o valor de R$ 400,00 por mês. O pagamento é feito mediante entrega de relatório mensal das atividades no dia 15 de cada mês.

O candidato à bolsa deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação do Câmpus São Paulo, não pode ter vínculo empregatício, não pode acumular qualquer outra modalidade de bolsa, não pode realizar estágio e deve ter disponibilidade para dedicar-se 20 horas semanais ao projeto, incluindo os sábados (quando são realizadas as atividades com as crianças).

A ação tem o objetivo de oferecer ferramentas para o aprimoramento da língua portuguesa e da cultura brasileira por crianças imigrantes para que se sintam pertencentes à sociedade em que vivem.

Cabe aos bolsistas o planejamento das atividades durante a semana e a execução das atividades aos sábados. Para o planejamento, os bolsistas devem realizar pesquisas, leituras, participar de formação e reuniões com a equipe de execução. Aos sábados, os bolsistas assumem todas as responsabilidades do docente: organização do material, preparação da sala de aula, atividades com as crianças, preenchimento do diário de classe, preservação da sala de aula ou do local onde as atividades são realizadas, etc.

O processo seletivo se dará em duas etapas. Na primeira etapa, o candidato deve preencher um formulário online disponivel no endereço https://docs.google.com/forms/d/1VmCNweacp-ePdCfb229QlTjZrhjVyxieRqK6yLviFWY até o dia 12 de março, às 12 horas.

Todos os candidatos deverão participar pessoalmente de uma dinâmica no dia 12 de março (terça-feira), às 15h, no Laboratório 15 (bloco C) do Câmpus São Paulo. A ausência dos selecionados caracterizará desistência do processo seletivo.

Os bolsistas selecionados para o projeto deverão participar obrigatoriamente da reunião organizada pela Coordenadoria de Extensão do Câmpus São Paulo, no dia 13 de março, às 11h45 OU às 18h, no Auditório ELO (bloco C). Na ocasião, serão dadas orientações sobre o envio da documentação para participação no programa de bolsa discente.

A seleção dos bolsistas deverão seguir os critérios estipulados pelo item 8 do Edital SPO nº 067/2018:

8.4 O Programa de Bolsa Discente – Modalidade Extensão constitui-se em atividade optativa dentro dos cursos ofertados pelo Campus São Paulo - IFSP, destinado ao aluno com matrícula e frequência regular, em curso com carga horária igual ou superior a 200 horas, que não possua vínculo empregatício e priorizando-se aqueles com bom rendimento escolar; e que por meio de seleção e assinatura de termo de compromisso, irá executar atividades que complementem sua formação profissional, ética e social, sob orientação e acompanhamento do servidor responsável.
8.4.1 Os bolsistas exercerão suas atividades em regime de até 20 (vinte) horas semanais, de acordo com o projeto, sem qualquer vínculo empregatício com o IFSP, ou acúmulo de qualquer outra modalidade de bolsa.
8.4.2 Em comum acordo com o servidor responsável, os bolsistas deverão organizar seus horários de atividades, não podendo estas, coincidirem com as atividades acadêmicas regulares.
8.4.3 A formalização da Bolsa de Extensão ocorrerá por meio de Termo de Compromisso e Ficha de Inscrição para concessão da referida bolsa.
8.4.4 É vedada a divisão do valor de uma bolsa entre dois ou mais alunos.
8.4.5 O acompanhamento da Bolsa de Extensão será feito pelo servidor responsável pelo projeto, que supervisionará as atividades, preencherá e assinará o Relatório Mensal de Frequência e Avaliação do(s) bolsista(s).
8.4.6 Os critérios para que o aluno do Campus São Paulo possa participar do processo seletivo são:
  1. ser aluno do Campus São Paulo – IFSP, regularmente matriculado e assíduo;
  2. comprovar compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento daquelas próprias do projeto ao qual está vinculado;
  3. participar de entrevista agendada com servidor responsável, caso necessário, após análise da documentação exigida no ato da inscrição;
  4. não possuir vínculo empregatício, receber rendimentos de qualquer natureza ou realizar estágio remunerado durante o período de vigência da bolsa;
  5. não acumular bolsa de qualquer outro tipo de programa interno ou externo ao IFSP;
  6. não ter pendências neste ou em outros programas do IFSP;
  7. ser selecionado pelo servidor responsável pelo projeto.

É obrigatória a leitura completa do Edital SPO nº 067/2018, disponível em:

Saiba mais sobre o projeto:

Projeto "Cultura Brasileira para Crianças Imigrantes" encerra segundo ano de atividades

Meu câmpus tem: cultura brasileira para estudantes hispanofalantes