Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Professora de Turismo tem livro selecionado para Biblioteca do Congresso norte-americano

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 13h56 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

A biblioteca é a instituição cultural mais antiga daquele país

entredoispaises

A professora Camila Collpy Gonzalez Fernandez, docente da subárea de Turismo e Hospitalidade do Departamento de Informática e Turismo do campus São Paulo (DIT/SPO) teve uma publicação selecionada para o acerto da biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América.

A obra "Entre dois países, sonhos e ilusões"  foi requisitada pela "Library of Congress", que é a biblioteca de pesquisa do Congresso norte-americano, sendo esta a instituição cultural mais antiga daquele país. A biblioteca tem representantes pelo mundo para avaliarem obras e publicações e as requisitam, por meio de doação, obras que os interessam para ficarem a disposição para consulta na "Library of Congress".


Sobre a obra

Esta investigação aborda as trajetórias de e/imigrantes bolivianos em São Paulo e apoia-se nos estudos da História Social e Cultural para trazer contribuições sobre esses fluxos. Por meio das histórias de vida de bolivianos fixados em São Paulo, suas expectativas, sonhos, estratégias, redes e processos de inserção na sociedade paulistana, descortinam-se as relações e tensões presentes no cotidiano desses e/imigrantes, muitas vezes indocumentados. Múltiplas experiências foram relatadas nos depoimentos, permitindo problematizar os traços culturais e as identidades recriadas nesse processo, além das marcas deixadas não só nos protagonistas, mas também no espaço e na história da cidade de São Paulo. Assim, mediante a análise de eventos organizados e/ou frequentados por bolivianos (religiosos, esportivos ou comemorativos), busca-se discutir as perspectivas e tensões: aceitação na sociedade de acolhimento, estereótipos negativos e busca pelo reconhecimento social e econômico dentro e fora da rede. Dessa forma, rezar, festejar e expressar alegria são observados como estratégias para romper com imagens negativas acerca do grupo focadas na exploração da mão de obra na área da costura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página