Orientações aos formandos sobre colação de grau por videoconferência

Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 17h33 | Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 09h12

Conforme autorização da Pró-reitoria de Ensino do IFSP a respeito da realização de colação de grau por videoconferência no período de distanciamento social - Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 05/2020 – de 16 de junho de 2020, assim faremos as colações de grau dos formandos de 2020/1.

Participarão das colações os formandos que solicitaram a participação na colação de grau no período de 09 a 13/11/2020 e estejam aptos, conforme relação de nomes publicados na lista de formandos. As verificações de requisitos obrigatórios para conclusão dos cursos superiores de graduação foram realizadas pela Secretaria dos cursos superiores (CRS). Para conferir os alunos aptos, clique aqui

A lista foi encaminhada à biblioteca para emissão do Nada Consta, formalidade obrigatória para participação da cerimônia de colação de grau. Destacamos que os alunos deferidos para a Colação de Grau que estão com pendências junto à biblioteca devem resolver a situação o quanto antes. A não resolução da pendência impossibilitará o aluno de participar da colação de grau.

A cerimônia será simples, seguindo apenas os protocolos obrigatórios para sua validade, como juramento pelos formandos, outorga de grau pelo diretor geral e assinatura da ata por todos os presentes – que será feita de forma online – pelo sistema acadêmico Suap conforme tutorial disponível aqui

A ata de colação de grau estará disponível para assinatura no Suap uma hora após o término da  cerimônia. O aluno deve assinar a ata de colação de grau após o encerramento da cerimônia. Somente após todos os participantes presentes na cerimônia (alunos e servidores) assinarem a ata, a CRS validará a colação de grau e então a emissão do atestado de conclusão será liberada via Suap.

O aplicativo utilizado para as videoconferências será o Microsoft Teams. Para acessar o Microsoft Teams é obrigatório o formando ter o e-mail acadêmico e acesso liberado ao Microsoft Office 365. Os formandos que não tiverem e-mail acadêmico devem efetuá-lo, conforme os seguintes passos:

Verificar no Suap se o seu e-mail pessoal cadastrado está atualizado, pois é para o e-mail cadastrado que irão as informações de primeiro acesso ao novo e-mail acadêmico;

Acessar o Suap, clicar na tarjeta azul (“Escolha seu e-mail acadêmico”), assinar o termo de uso e selecionar qual será seu e-mail acadêmico;

Clicar no botão verde “enviar” para salvar as informações;

Após isso, será enviada a senha provisória de acesso ao seu e-mail acadêmico para o seu e-mail pessoal;

Siga as orientações de primeiro acesso e modifique sua senha do e-mail acadêmico para continuar podendo acessá-lo.

Após a criação do e-mail acadêmico, o formando deverá cadastrar-se no Microsoft Office 365 e ao Microsoft Teams, conforme instruções no link a seguir:

Nesta fase do cadastro, preencha com atenção as informações de e-mail alternativo e telefone para recuperação de senha, se necessário posteriormente.

O cadastro ao Microsoft Office 365 deverá ser realizado até o dia 10/12/2020, visto que a conclusão do cadastro pode levar até 72 horas.

Nos testes realizados, verificamos que o programa Microsoft Teams tem um desempenho melhor na forma de aplicativos para smartphones do que em microcomputadores e notebooks. Se possível, pedimos que o acesso por smartphones - para melhor andamento e gravação das colações de grau. Caso opte por acessar via microcomputador ou notebook, recomendamos que utilize a versão web, pelo seguinte link: https://teams.microsoft.com.

Durante toda a cerimônia, será necessário manter a câmera aberta, pois a colação será gravada. O microfone deve permanecer desligado até o momento em que o formando for chamado nominalmente. O juramento será efetuado pelo primeiro formando de cada curso, respeitando a ordem alfabética crescente e os demais formandos proferirão “EU PROMETO” quando chamado nominalmente.

Orientamos que acessem a colação com antecedência, para que a cerimônia ocorra o mais pontualmente possível. A permanência dos formandos durante toda a cerimônia é obrigatória.

Sendo assim, efetuaremos a colação de grau dos formandos 2020/1, online, conforme o cronograma a seguir:

Data e horário

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

17/12 – 19h30

Tecnologia em Gestão de Turismo

Em caso de dúvidas envie e-mail, exclusivamente, para cas.spo@ifsp.edu.br .

O prazo para resposta é de três dias úteis. Favor não reenviar a mensagem antes desse prazo.