Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
CONGRESSO

Trabalhos de quatro alunos do Câmpus São Paulo são aprovados no I Congresso Internacional de Estudos da Paisagem.

Publicado: Sexta, 04 de Junho de 2021, 18h35 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 16h29

Trata-se de um evento interdisciplinar que reúne artigos de diversas áreas como arquitetura, turismo, geografia, artes e história.Os artigos foram desenvolvidos sob a supervisão da professora da área de Construção Civil do câmpus, Thais Cristina Silva de Souza.

Apresentação do trabalho “Farofa de içá como proposta de bem imaterial do estado de São Paulo”As alunas Fabíola Ventura Traficante (Arquitetura e Urbanismo) e Karla Aparecida Albuquerque dos Santos (Licenciatura em Geografia), desenvolveram o artigo “Farofa de içá como proposta de bem imaterial do estado de São Paulo”. Ambas fazem parte do Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material (Nepim), grupo de pesquisa do Departamento de Construção Civil que possui pesquisas ligadas a diversos temas como patrimônio imaterial, a preservação da memória e dos bens culturais.

Fabíola destaca que a ideia da pesquisa surgiu a partir da ligação do prato com a cultura indígena, além da relação com as cidades do caminho dos tropeiros. “Desenvolvemos a pesquisa com foco na leitura de diversas obras, já que não pudemos ir realizá-la no local devido à pandemia”, contou a estudante.

A aprovação do artigo, para a aluna Karla, foi muito além da participação no congresso: “foi muito importante para mim e gratificante, pois foi com a bolsa que recebia da iniciação científica, que pude assegurar minha permanência na graduação. Além disso, sou a primeira mulher da minha família a chegar no ensino superior e ter esta oportunidade de conseguir desenvolver uma pesquisa é extremante importante e representativo”.

Na construção conjunta do artigo, foi unânime a importância da interdisciplinaridade dos conhecimentos adquiridos. Para Karla, “foi excelente, conseguimos contribuir de uma forma fantástica, cada uma trazendo um pouco da sua experiência e os olhares a partir das disciplinas cursadas, isso trouxe ainda mais riqueza para o debate e a construção da pesquisa”. Fabíola também concorda: “foi bem enriquecedor pois com dois cursos diferentes conseguimos ampliar as referências e abordar diversos tópicos na área de cada uma”. 

Rua Lopes Chaves

 A professora Thais ainda enfatizou: “você ter uma pesquisa com viés interdisciplinar é muito importante e nós temos um grupo de pesquisa para trazer essas discussões em âmbito mais amplo. Então, a ideia é realmente trazer alunos da geografia, da história, da antropologia, do turismo”.

Já o trabalho intitulado “Rua Lopes Chaves: Projeto de Restauro e Ampliação do Museu Casa Mário de Andrade”, sob a autoria do aluno Gabriel Borges Monteiro, estuda as relações entre a literatura, o patrimônio histórico e a São Paulo do século XX, considerando o projeto de restauro e expansão do museu e englobando o conjunto de casas geminadas vizinhas. A ideia da produção do artigo, segundo o aluno, surgiu a partir da pesquisa de trabalho de conclusão de curso que propôs um projeto de restauração do museu-casa. “A partir daí, o tema da minha pesquisa se encaixava no eixo temático ‘silêncio do patrimônio tombado’, então a professora Thais e eu trabalhamos juntos para organizar o material em artigo”, conta. Monteiro destacou ainda a importância da aprovação: “fazer parte de um congresso em que essa temática vai ser discutida sob outras perspectivas de outros pesquisadores, com visões diferentes sobre o assunto é muito importante”.

Outros dois artigos foram construídos a partir de trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Arquitetura e Urbanismo. “Patrimônio industrial: uma proposta de retrofit para o Moinho Matarazzo e a Tecelagem Mariângela” foi desenvolvido pela aluna Carolina Borges Lisbão. Carolina BorgesA estudante conta que o objetivo central do trabalho era reconstituir a memória do patrimônio industrial de São Paulo por meio do Moinho Matarazzo e da Tecelagem Mariângela, pensando na sua relevância na transformação social, arquitetônica e urbana gerada pela economia industrial na virada do século XIX. “Outro aspecto que tratamos foi o restauro das edificações, como forma de enaltecer seu legado na história de constituição da cidade de São Paulo como um marco nacional”, conta. Carolina destacou que a proposta de criar um artigo e submetê-lo a um congresso foi uma oportunidade muito rica para de explorar diferentes pontos de vista e reflexões sobre o restauro: “me senti muito honrada de poder integrar um fórum tão diverso sobre patrimônio e assistir de perto pesquisadores contarem suas descobertas. Eu parto do princípio de que todos os eventos que se dispõem a propagação da pesquisa acadêmica e diálogo de narrativas são de grande valor na nossa sociedade, tanto para aqueles que trazem à tona seu repertório, quanto ao público que passa a construir esse conhecimento coletivo a partir da descoberta. É uma alegria poder trazer minha contribuição nessa roda viva”, finaliza.Companhia Antárctica

Além deles, o quarto trabalho aceito para o congresso foi desenvolvido pela aluna Larissa Fernandes de Morais, a partir de um trabalho sobre a Companhia Antárctica realizado nas disciplinas de técnicas retrospectivas (restauro) e projeto. “Entendemos que seria enriquecedor continuar desenvolvendo este tema”, conta a aluna. A pesquisa teve como objetivo apresentar um histórico da antiga fábrica da Cervejaria Antártica, tombada em 2016 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo. Para Larissa, “ter sido aprovada foi um indicativo de que o assunto é relevante, o que foi bastante animador para continuar estudando o assunto”. 

Para conferir os resumos dos trabalhos aceitos, acesse o caderno de resumos.

Mais informações

I Congresso Internacional de Estudos da Paisagem

Instagram do Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material (Nepim): @nepim_ifsp

 

Assunto(s): CONGRESSO
Fim do conteúdo da página