Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Estude aqui > Menu principal > Menu principal - Pós-graduação > Grupos e linhas de pesquisa - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Início do conteúdo da página

Grupos e linhas de pesquisa - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 09h01 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 16h52

Grupos de Pesquisa

Educação Matemática e Profissional (GPEMP)

Ensino e Pesquisa em Ciências- EPC

Grupo Faraday de Pesquisa em História da Ciência 

Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física


Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do programa são:

Epistemologia, Didática e Currículo no Ensino de Ciências e Matemática

Esta linha tem como foco a discussão sobre a produção do conhecimento em Ciências e Matemática, e suas repercussões na construção de didáticas e metodologias específicas para o ensino dessas ciências. Propõe-se também a abarcar investigações sobre os processos de construção e implementação curriculares nos diferentes níveis de ensino. Assim, esta linha tem por objetivos investigar: (i) a estrutura do conhecimento em Ciências e Matemática, considerando-se a complexidade envolvida; (ii) a linguagem específica de cada um desses campos do saber, ao configurarem-se em disciplinas; (iii) os processos ensino-aprendizagem dessas ciências; (iv) os processos de construção, organização e implementação dos currículos para o Ensino de Ciências e Matemática nos diferentes níveis de ensino; (v) a interação e interlocução de saberes nos espaços formal, não formal e informal; (vi) a aprendizagem considerando-se diferentes materiais didáticos.

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática

Esta linha tem por objetivo investigar as possibilidades de aprendizagem advindas da incorporação de recursos tecnológicos e novas linguagens no Ensino de Ciências e Matemática. Abrange pesquisas relacionadas a (i) Educação a Distância (EAD); (ii) elaboração de produtos tecnológicos como recursos de ensino; (iii) especificidades do processo ensino-aprendizagem mediado por tecnologias; (iv) utilização de recursos tecnológicos no ensino de ciências naturais, estatística e matemática.

Formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar os processos de formação inicial e contínua de professores de Ciências e Matemática, considerando os diferentes saberes da docência e os contextos formativos. Abrange pesquisas sobre: (i) a construção da identidade do professor de ciências e matemática; (ii) os processos de formação inicial e contínua dos professores de ciências e matemática; (iii) o desenvolvimento profissional dos professores de ciências e matemática; (iv) a análise das políticas públicas para formação de professores de ciências e matemática; (v) impactos das condições de trabalho sobre a formação docente.

Fim do conteúdo da página