Página inicial > Menu Institucional > Documentação e Memória > Coordenadoria de Documentação e Memória - Grupo de Pesquisa

Coordenadoria de Documentação e Memória - Grupo de Pesquisa

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h59 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 15h36

Coordenadoria de Documentação e Memória - Grupo de Pesquisa

NÚCLEO DE PESQUISA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - NUPHMEPT reúne docentes, técnico-administrativos e discentes do campus São Paulo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, com a finalidade de investigar e produzir conhecimento sobre a memória do ensino técnico no Brasil. O Grupo tem como missão a organização do acervo histórico do IFSP, bem como a criação do Centro de Memória da instituição, promovendo estudos a partir de seu acervo textual, iconográfico e material e buscando a articulação com outras instituições públicas e privadas de ensino, promovendo encontros e debates e realizando publicações específicas. A atuação do grupo se justifica pelo fato desta temática ser transversal aos estudos e pesquisas dos docentes, técnico-administrativos e alunos de extensão que estão envolvidos na criação do grupo. Ao mesmo tempo, a temática contribuirá com a aproximação com outras instituições de ensino e pesquisa interessadas na constituição de centros de memória e na pesquisa da história do ensino profissional no Brasil. Um dos objetivos essenciais consiste em resgatar as culturas escolares constituídas no Instituto Federal de São Paulo desde a sua fundação como Escola de Aprendizes Artífices em 1909.

Líder: Ma. Fernanda Ferreira Boschini
Vice-líder: Dr. Fausto Henrique Gomes Nogueira