Instrumentos de Gestão Documental

Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2020, 10h22 | Última atualização em Terça, 04 de Agosto de 2020, 15h20

Os órgãos e entidades do poder executivo federal devem classificar e avaliar seus documentos relativos às atividades-meio e fim utilizando os seguintes instrumentos técnicos de gestão arquivística de documentos.

Código de Classificação, Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Meio do Poder Executivo Federal

CCD meio

Código de Classificação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das IFES

Imagem CCD FIM

Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das IFES

Imagem CCD FIM

Aplicativos que facilitam a gestão de documentos

Para facilitar o uso dos códigos de classificação e tabelas de temporalidades destinadas às IFES, bem como, otimizar algumas atividades arquivísticas, foram criados 3 aplicativos para celular android que podem ser baixados gratuitamente no Google Play.

imagem aplicativos

Sobre os criados dos aplicativos TTDD Meio, TTDD Fim IFES e Arquivo Calc

Paula Cotrim de Abrantes - É graduada em Arquivologia e Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, pós-graduada em Gerenciamento de Projetos. Já atuou como arquivista (Segundo-Tenente) na área de gestão de documentos e microfilmagem na Força Aérea Brasileira - FAB, na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF também trabalhou na área de gestão documental. É arquivista da UNIRIO desde 2013 e atualmente é Gerente de Documentação Permanente.

Antonio Carlos Souza de Abrantes - É engenheiro eletrônico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, mestre em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ e Doutorado em História das Ciências pela COC/FIOCRUZ. Autor de livros, artigos e vídeos no youtube na área de patentes e propriedade industrial. É examinador de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI desde 1998 e atualmente atua na Coordenação Geral de Recursos e Nulidades.