Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pós-graduação > Menu principal > Menu principal - Pós-graduação > Grupos e linhas de pesquisa - Disciplinas - Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica
Início do conteúdo da página

Grupos e linhas de pesquisa - Disciplinas - Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 10h10 | Última atualização em Sexta, 29 de Julho de 2016, 15h37

Grupos de Pesquisa

Materiais e Processos de Fabricação

Bioengenharia e Biomateriais

Automação e Integração da Manufatura


Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Materiais e Processos de Fabricação
Linhas de pesquisa

Materiais – Na linha de pesquisa “Materiais” são desenvolvidas pesquisas em Ciência e Engenharia de Materiais, de caráter multidisciplinar, visando síntese, análise, caracterização, modelagem, desenvolvimento e proteção de materiais utilizados nos setores produtivos.

Bioengenharia e Biomateriais – A bioengenharia é um ramo da engenharia que projeta equipamentos mecânicos e dispositivos eletromecânicos com interface para organismos vivos criando sistemas de estudo, manutenção e suporte à vida. Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de Biomateriais nos projetos de Bioengenharia, Simulação Computacional e Órgãos Artificiais.

Processos de fabricação – Estuda-se os processos de fabricação envolvidos na transformação de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos. Enfatiza-se a relação entre processo de transformação, estrutura e propriedades. Em relação aos metais e ligas são considerados os processos metalúrgicos e os processos de conformação por deformação plástica e por usinagem (remoção de material), ressalta-se as tecnologias envolvidas nos processos e possíveis benefícios aos produtos gerados. Estuda-se as tecnologias dos processamentos dos materiais poliméricos termoplásticos e dos termorrígidos, de elastômeros, de materiais compósitos, de materiais cerâmicos, de biomateriais e suas respectivas influências em estruturas e desempenhos. A correlação entre material processado e as variáveis consideradas no processo, além disso, a importância da automação da produção.

Automação e Integração da Manufatura – A automação é uma característica inerente dos processos industriais de manufatura. O desenvolvimento de tecnologias de automação industrial requer uma visão sistêmica e multidisciplinar, com sólida base teórica, envolvendo as diversas áreas da engenharia e tecnologia de informações.

Fim do conteúdo da página