Página inicial > Destaques > Aluno da Licenciatura em Química participa de congresso internacional

Aluno da Licenciatura em Química participa de congresso internacional

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h49 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 16h19

O estudante de Licenciatura em Química do Campus São Pulo, João Paulo da Silva Souza, participou da 5a Conferência Latinoamericana do IHPST (Internacional History, Philosophy, and Science Teaching Group), realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período de 09 a 11 de agosto de 2023.

Foto1O congresso teve foco em História, Filosofia e Sociologia das Ciências no Ensino. O estudante João Paulo apresentou, em comunicação oral, uma pesquisa orientada pelo professor José Otavio Baldinato, na qual analisa Experimentos Históricos em Livros Didáticos e busca implicações para o Ensino de Química. “Foi uma experiência incrível! Conheci várias pessoas, estudantes e pesquisadores, alguns que são até referência para mim. Além disso, aprendi muito com as discussões feitas, o que é muito importante para minha vida e minha carreira”.

Para participar do congresso, João contou com o auxílio do Programa Institucional de Incentivo à participação de discentes em eventos (PIPDE), por meio do Edital nº 155/2023, para custear a inscrição do evento; e contou com uma vaquinha eletrônica, para custear as demais despesas.

As passagens de ônibus foram adquiridas via ID Jovem (auxílio do governo federal).

O projeto de pesquisa conduzido por João e pelo prof. José Otavio teve início com outra aluna da licenciatura em Química, Beatriz Maia de Sousa, e em 2023, os três publicaram um artigo com os primeiros resultados no periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Qualis A1).