Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Ático - Saiba mais

Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 16h04 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2024, 18h46

Apresentação Projetos ativos  Publicações  Sempre Átiquer  Contato  Saiba mais


Aqui você encontra mais informações sobre termos, documentos, entidades e outros assuntos relacionados à atuação da ÁTICO. Saiba mais!


ATHIS

São consideradas ATHIS (Assessoria Técnica à Habitação de Interesse Social) as entidades que prestam serviço técnico – nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Assistência Social, Direito, Geografia e/ou outras áreas relacionadas – junto à população de baixa renda na elaboração e/ou execução de projetos de regularização física, fundiária e de Habitação de Interesse Social. Entende-se que a assessoria prestada por essas entidades considera a participação popular no processo de elaboração e na realização dos projetos e

construção, pois o envolvimento da população nas diferentes etapas de tomadas de decisões é indispensável.

Fonte: https://www.athis.org.br/assessorias-tecnicas/


LEI DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Esta Lei assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia. Entre os tipos de profissionais, entidades e organizações que podem realizar a assistência técnica estão aqueles inscritos em programas de residência acadêmica em arquitetura, urbanismo ou engenharia ou em programas de extensão universitária, por meio de escritórios-modelos ou escritórios públicos com atuação na área.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11888.htm


EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

As ações de extensão universitária são uma via de mão dupla com a sociedade, que proporciona a relação de diálogo entre conhecimento acadêmico e tradicional, enriquecendo o processo educativo e possibilitando a formação de consciência crítica tanto da comunidade

interna das instituições de ensino, quanto dos diversos atores sociais envolvidos.

As ações de extensão devem promover o desenvolvimento sociocultural e regional sustentável como tarefas centrais a serem cumpridas, fundamentadas na diversidade cultural e na defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.

Fonte: https://spo.ifsp.edu.br/acoes-de-extensao


FeNEA

A FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) é a entidade de representação estudantil que congrega estudantes de Arquitetura e Urbanismo do país, principalmente através dos Centros/Diretórios Acadêmicos e Escritórios Modelo de

Arquitetura e Urbanismo, os representando junto a órgãos governamentais e entidades relacionadas a profissão. Sua proposta de trabalho está fundamentada no desenvolvimento de projetos que visam melhorar a formação do profissional arquiteto e urbanista.

Fonte: http://www.fenea.org/a_fenea.


EMAU

O EMAU (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo) é um projeto de Extensão Universitária criado e fomentado pela FeNEA. Do ponto de vista acadêmico, o EMAU visa a melhoria da educação e da formação profissional através da vivência social e da experiência

prática, sendo um complemento aos conhecimentos adquiridos na graduação. Do ponto de vista social, este projeto visa alcançar, junto às comunidades de baixa renda, a promoção do direito à cidade e da moradia digna, através de projetos arquitetônicos, oficinas, mutirões, entre outros.

Existem diversos EMAUs espalhados pelas universidades de todo o Brasil que buscam cumprir seus objetivos através do intercâmbio de informações com as comunidades de trabalho, de maneira horizontal, sem hierarquias e com o exercício do diálogo. Nesse contexto, a ÁTICO trabalha de acordo com os princípios dos EMAUs, ainda que congregue estudantes de diferentes áreas do conhecimento - e não apenas da Arquitetura e Urbanismo.

Fonte: http://www.fenea.org/projetos/EMAU.


POEMA

O POEMA (Projeto de Orientação a Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo) começou a ser concebido em meados dos anos 1990 com o objetivo de orientar a criação e a manutenção dos EMAUs - Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Este documento expõe os princípios e frentes de atuação dos EMAUs, além de prover orientações com relação à organização interna dos coletivos.

O POEMA é periodicamente atualizado em conjunto com integrantes de EMAUs e estudantes interessados, para que responda às dúvidas e dificuldades que surgem ao decorrer da atuação dos grupos.

Fonte: http://www.fenea.org/poema.


SeNEMAU

O Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU) é o evento em que membros de EMAUs de todo o país discutem, trocam experiências e aprimoram o modelo de ensino e a extensão universitária, voltada prioritariamente para os assuntos que envolvam a democratização da Arquitetura.

O SeNEMAU, assim como o EMAU, é um encontro idealizado e promovido pela FeNEA e ocorre de forma anual, desde 1997, sendo organizado por estudantes envolvidos com os

EMAUs, juntamente com os professores orientadores. A programação dos seminários é composta por atividades que promovem uma experiência coletiva de troca e aprendizagem, tais como apresentação dos trabalhos dos escritórios modelos, oficinas práticas, palestras, mesas redondas, vivência e intervenção em espaços da cidade.

Fonte: http://www.fenea.org/senemau-1.


SOFÁ EMAU

O SOFÁ é um encontro de escala regional em que os EMAUs e demais grupos

interessados trocam experiências sobre sua atuação. Este tipo de encontro visa promover a solução conjunta de problemas, criação de redes e parcerias através de atividades de diferentes formatos. Sua denominação vem da proposta de ser um momento de conversas mais descontraídas, em que um EMAU cede seu “sofá” ao outro.

Fonte: http://www.fenea.org/sog

Fim do conteúdo da página