Inscrições abertas para oficina de introdução à plataforma Arduíno aplicada ao Ensino de Ciências

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 13h42 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2017, 16h35

O Campus São Paulo oferecerá, entre os dias 24 de junho e 08 de julho, uma oficina de extensão dirigida a alunos de licenciatura e docentes de Ciências do IFSP e da rede pública que pretendem ter o primeiro contato com a plataforma Arduíno. As inscrições podem ser realizadas de 17 a 22 de junho.

arduinoDurante as atividades, serão explorados recursos básicos dessa tecnologia como ferramenta de apoio ao ensino de Ciências. A partir de exemplos e atividades simples, será introduzida a automação de experimentos com o uso de alguns sensores para obtenção de dados em apoio ao laboratório didático de Ciências.

A plataforma Arduino consiste de uma placa eletrônica de prototipagem, disponível em vários modelos (ver foto) e um software programável. Desenvolvida na Itália em 2005, na modalidade open-source, se difundiu rapidamente pelo mundo e desde cedo revelou seu enorme potencial para a educação. Tornou-se uma alternativa economicamente viável frente aos laboratórios didáticos automatizados comercializados atualmente. Para mais informações sobre a plataforma, clique aqui

De acordo com o professor responsável pela oficina, Gildo Junqueira, “não é proposto o uso da plataforma como mera transposição da tecnologia para a sala de aula, pois essa estratégia parece se revelar pouco eficiente”. Dessa forma, essa oficina de extensão buscará contribuir com a reflexão na formação inicial/continuada de licenciandos e de docentes com o objetivo de se buscar maior autonomia em atividades didáticas na sala de aula, fornecendo aos educadores ferramentas para além do livro texto escolar e da lousa e, assim, ajudar na formação de professores-pesquisadores que utilizam a pesquisa como instrumento do fazer pedagógico em seu cotidiano, conta.

Local: Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Rua Pedro Vicente, 625 (próximo aos metrôs Armênia e Tietê), São Paulo-SP

Período: aos sábados - dias 24/06, 01/07 e 08/07 de 2017, das 9h às 12h.

Vagas: 16.

Período de inscrições: de 17 a 22 de junho. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Mais informações: acajunq@ifsp.edu.br

Foto: plataforma Arduino.
Crédito da foto: acervo pessoal.