Projeto Júpiter: parceria entre IFSP e USP é destaque nacional e internacional

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 12h17 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Programa teórico e prático para construção de foguetes gerou parceria de sucesso entre as instituições

Lançamento Foguete Imperius CLBI

Por meio da parceria entre o câmpus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a equipe universitária Projeto Júpiter da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), as duas escolas têm compartilhado conhecimento técnico, tanto prático quanto teórico, sobre foguetes. Com isso, os foguetes produzidos pelos alunos destacam-se em competições nacionais e internacionais - tais como a Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC) nos Estados Unidos.

A parceria iniciou-se oficialmente no início de 2018, por meio do estudante Breno de Almeida Avancini, formado no curso técnico em Mecânica do IFSP. O ex-capitão - e ainda integrante - do Projeto Júpiter realizou, com ajuda do professor Francisco Nakamoto, o contato entre o então diretor da Escola Politécnica, José Roberto Castilho Piqueira e o departamento da Mecânica do IFSP, dirigido pelo professor Luiz Cláudio.

A parceria visa:

- Colaborar na confecção de peças mecânicas utilizando a infraestrutura do campus São Paulo sob orientação dos professores do Departamento de Mecânica;

- Formação de equipes de desenvolvimento de foguetes de nível técnico no Câmpus São Paulo;

- Formação de alunos colaboradores de nível superior e professores do IFSP no Projeto Júpiter;

- Parceria com o Polo Astronômico de Itaipu.

Foguete Imperius

Em 2017, a equipe Projeto Jupiter conquistou o 12º lugar entre 44 equipes do mundo na IREC e o título de Campeã Geral na Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf) na categoria de motor sólido próprio, para um apogeu de três quilômetros por meio de um foguete com três metros de altura.

Neste ano de 2018, com a parceria IFSP-Projeto Júpiter, ambos crescerão juntos. Além da troca de conhecimentos e experiência, a parceria busca aumentar o brilho no olhar para o setor aeroespacial brasileiro, de forma a incentivar a educação no país.

- Professores responsáveis pelos laboratórios: Prof. Me. Clóvis Velecicco e Prof. Me. Rogério Teram (Usinagem convencional), Prof. Me. Pedro Poveda e Prof. Me. Gustavo Takehara Silva (CNC e Solda);

- Professores responsáveis: Prof. Dr. Garabed Kenchian e Prof. Me. Pedro Poveda;

- Professor responsável: Prof. Dr. Francisco Yastami Nakamoto;

- Professores responsáveis: Prof. Me. Isac Kiyoshi Fujita e Prof. Me. Sérgio Yoshinobu Araki.