Professor do DME profere palestra e minicursos na UESC-BA

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 13h52 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Parceria entre IFSP e UESC possibilita pesquisa aplicada em conjunto entre as instituições

9116df81 e916 4b33 9077 ea4e65603920

O professor Dr. Francisco Yastami Nakamoto do Departamento de Mecânica do campus São Paulo (DME) foi convidado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Itabuna-Bahia, para participar do II Simpósio de Engenharia Mecânica do Sul da Bahia para os alunos de Engenharia Mecânica da UESC.

O evento foi realizado entre os dias 26 a 28 de novembro de 2018, organizado pelo Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – Engenharia Mecânica e coordenado pela professora Me. Nila Cecília de Faria Lopes Medeiros e pelo professor Me. Leonardo Iusuti de Medeiros, em conjunto com os alunos de Engenharia Mecânica.

O professor Nakamoto proferiu as palestras “Soldagem por Atrito” e “Automação e Integração de Sistemas”. Além disso, ministrou o minicurso “Modelagem e Controle de Sistemas de Manufatura”, além de divulgar o Programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica do Câmpus São Paulo.

ac9244c7 72a0 4b56 b99a 1ea97df31d7cAAAAAAAA

A professora Me. Nila Cecilia Faria Lopes Medeiros é também orientadora de trabalho de conclusão de curso da aluna de Engenharia Mecânica Jéssica Curvelo Nascimento. Recentemente, a aluna Jéssica realizou experimentos do TCC em um equipamento de soldagem por atrito axial desenvolvido no Campus São Paulo por alunos do Programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica (https://spo.ifsp.edu.br/component/content/article?id=1590), o que abriu a possibilidade de realização de mais parcerias para a realização de trabalhos de TCC e/ou pesquisa aplicada em conjunto entre alunos as duas instituições.

Além disso, esteve presente também, a convite da UESC, o professor Dr. Wilson Carlos da Silva Junio do campus Guarulhos do IFSP que proferiu palestras na área de Biomateriais e Próteses.