Programa Sakura de Ciência para o Ensino Médio

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 10h38 | Última atualização em Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 17h27

PROGRAMA SAKURA DE CIÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO

(Sakura Science High School Program)

O objetivo do SAKURA Science High School Program (SAKURA SHSP) é promover intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros na área de ciência e tecnologia avançada, desenvolvidas no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em aulas especiais comganhadores de prêmio Nobel, visita à embaixada do país de origem no Japão, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros paísesparticipantes.

Na etapa local do Campus São Paulo será escolhido UM aluno, que participará posteriormente da seleção que definirá UM aluno que será enviado pelo IFSP (a ser escolhido entre todos os candidatos selecionados de cada campus do IFSP).

Quem poderá participar no campus São Paulo: alunos que estejam regularmente matriculados no penúltimo ou no último semestre dos seguintes cursos: Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Os demais critérios também devem ser obedecidos:

Apresentar Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) mínimo de 80% nas disciplinas cursadas (média global), oqual deve ser comprovado mediante envio de declaração oficial do Campus da Instituição de Ensino;

Apresentar certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B1; Obs.: Caso o estudante não tenha certificado internacional, o Campus do IFSP poderá emitir declaração atestando a proficiência do candidato. Essa declaração deverá ser realizada por um professor de língua inglesa. Nesses casos, na ETAPA NACIONAL, aqueles estudantes que estiverem classificados entre os 20 estudantes com maior pontuação geral serão entrevistados por avaliadores ad hoc designados pelaSETEC e pelo CONIF para atestar a proficiência noidioma.

Não ter participado de programas de intercâmbio no Japãoanteriormente;

Apresentar carta de anuência da instituição (ANEXO VI);

Cumprir com os critérios e prazos estabelecidos nesse edital nas ETAPAS LOCAL e NACIONAL.

Os documentos especificados no edital deveram ser entregues no PROTOCOLO DO CAMPUS (bat caverna) entre as 08h e as 17h, até o dia 28 de agosto de 2019. O aluno selecionado no Campus São Paulo, a ser enviado para a seleção do IFSP, será divulgado no dia 29 de agosto.

DOCUMENTOS

Publicação Arquivo Descrição