Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Disciplinas - Especialização em Controle e Automação

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h38 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h34

Disciplinas obrigatórias

1º Semestre:

Automação da Produção

O componente curricular aborda os principais aspectos da instrumentação, robótica e manufatura avançada. Os conteúdos dessas áreas do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, os princípios de medição, a cinemática de robôs e a arquitetura de automação como uma das características da integração em automação.

Processamento Digital de Sinais

O componente curricular aborda os principais aspectos sobre a análise de sinais e sistemas de tempo discreto. Os conteúdos dessa área do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, a análise de sinais em tempo contínuo e discreto como uma das características do processamento digital de sinais.

Metodologia do Trabalho Científico

O componente curricular aborda os principais aspectos sobre os métodos científicos, redação científica e o gerenciamento ativo de projetos. Os conteúdos dessas áreas do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, a metodologia, a normatização e a gestão de projetos como uma das características dos projetos em automação, destacando o fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos.

2º Semestre:

Sistemas de Controle

O componente curricular aborda os principais aspectos da modelagem de sistemas dinâmicos, da teoria de controle de sistemas e do projeto de controladores. Os conteúdos dessas áreas do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, a modelagem clássica e moderna de equações diferenciais, a teoria e projeto de controladores como uma das características dos sistemas de controle aplicados em automação.

Tópicos de Automação

O componente curricular aborda os principais aspectos da teoria de redes industriais, controladores embarcados e eficiência energética. Os conteúdos dessas áreas do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, a visão geral das principais tecnologias de redes não-industriais e industriais, a arquitetura e aplicação de microcontroladores e os equipamentos para otimização de energia como uma das características de integração dos tópicos de automação voltados à eficiência dos processos e do consumo de energia, destacando a educação ambiental como uma prática integrada, contínua e permanente nas soluções de automação.

3º Semestre:

Inteligência Artificial

O componente curricular aborda os conceitos que fundamentam a área de estudos de Inteligência Artificial, juntamente com comparações e contrastes em relação à forma tradicional de processamento da informação. Os conteúdos dessa área do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, o estudo de técnicas de aprendizado de máquina como uma das características dos modernos usos em automação e controle.

Aplicações Especiais de Automação

O componente curricular aborda os principais aspectos da bioengenharia e gestão energética como aplicações especiais de automação. Os conteúdos dessas áreas do conhecimento são sinergicamente apresentados de modo a ressaltar, principalmente, os conceitos básicos e projetos de sistemas automatizados aplicados à medicina e ao planejamento energético de plantas industriais como uma das características da automação em aplicações de alto requisito.


Disciplinas eletivas

Não possui


Disciplinas optativas

Não possui

 
 
 
Fim do conteúdo da página