Secretaria da Graduação dá orientações sobre realização de requerimentos via Suap

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 13h14 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h30

A CRS (Coordenadoria de Registros Escolares do Ensino Superior) informa que, a partir do dia 17/08/2020, todas as solicitações de requerimentos e documentos deverão ser realizadas via Suap.

A interrupção das atividades presenciais, em março passado, deixou alguns procedimentos, que estavam previstos em calendário acadêmico, pendentes e que agora serão retomados.

Os principais procedimentos que serão solicitados via Suap são:

• EXAPE (Extraordinário Aproveitamento de Estudos (prazo de solicitação: 17/08/2020 a 04/09/2020);
  • Cancelamento de Disciplinas (prazo de solicitação: 17/08/2020 a 30/09/2020);
  • Trancamento de Matrícula (prazo de solicitação: 17/08/2020 a 30/09/2020);
  • Cancelamento de Matrícula (não há prazo máximo para solicitação).

Para a abertura de requerimentos no Suap, os estudantes devem seguir os tutoriais feitos pela PRE - Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, disponíveis juntamente com essa notícia em nosso site.

Alguns tipos de requerimentos demandam o preenchimento de formulários específicos, também elaborados pela PRE e disponibilizados no momento em que o requerimento for feito no Suap.

Somente serão avaliados os requerimentos que cumprirem a todas as exigências solicitadas em sua abertura.

Não serão aceitos requerimentos de procedimentos, cujo prazo de solicitação já havia terminado, anteriormente à suspensão das atividades presenciais (como alteração de nota/faltas).

O calendário atual é uma retomada de atividades, portanto os alunos retornam as atividades nas disciplinas em que estavam matriculados no 1º semestre de 2020; sem a possibilidade de inclusão de disciplinas.

A regulamentação dos procedimentos e requerimentos online são a Portaria IFSP nº 2764, de 31 de Julho de 2020 e o Calendário de Retomada das Atividades da Graduação do 1º semestre de 2020.

Leia atentamente as informações a seguir e caso reste alguma dúvida, acesse o arquivo de perguntas e repostas.

DOCUMENTOS

TUTORIAL DO MÓDULO DE REQUERIMENTOS DO SUAP – ALUNO(A)

PERGUNTAS FREQUENTES E RESPOSTAS

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

• Qualquer aluno(a), mesmo que ingressante, poderá solicitar cancelamento de disciplinas, excepcionalmente no período de distanciamento social.

• Qualquer aluno(a), mesmo que ingressante, poderá solicitar trancamento de matrícula, excepcionalmente no período de distanciamento social.

• Todos os trancamentos serão lançados como compulsórios, não prejudicando o prazo máximo de conclusão do curso.

• As solicitações de alterações de notas/faltas feitas presencialmente, anteriormente à suspensão das atividades presenciais, serão encaminhadas às coordenações dos cursos via processo no Suap a partir de 17/08/2020 e quando tivermos o resultado final comunicaremos ao solicitante por e-mail.

• A dispensa de disciplinas (aproveitamento de disciplinas cursadas em outra graduação) não está prevista no calendário acadêmico atual. Apenas os requerimentos de alunos concluintes serão avaliados. As solicitações de alunos que não se enquadram como concluintes, mesmo que tenham sido feitas no prazo previsto em março/2020 (presencialmente), não serão avaliadas no momento.

• Não será possível inclusão de disciplinas neste momento, exceto para alunos concluintes mediante solicitação da coordenação do curso à CRS.

• Os estudantes que estavam com a matrícula trancada para o 1º semestre de 2020, e desejam reabrir (destrancar) a matrícula, devem encaminhar e-mail – com nome completo, prontuário e curso – para a CRS até o dia 21/08/2020. Responderemos ao e-mail com as orientações necessárias para efetivar a solicitação.

• O RED (Regime de Exercícios Domiciliares) ficará suspenso durante o período de atividades não presenciais.

• Documentos como atestado de matrícula, atestado de conclusão, históricos parciais e etc, devem ser emitidos pelo próprio aluno via Suap. Os documentos estão disponíveis no botão “Documentos” e são emitidos com código de autenticação eletrônica para validação.

• Os requerimentos – de cancelamento de disciplinas, trancamento de matrícula, cancelamento de matrícula, EXAPE, entre outros – feitos pelo Suap anteriormente ao dia 17/08/2020 serão considerados; porém os prazos para avaliação e retorno desses requerimentos serão contados a partir do dia 17/08/2020, conforme calendário acadêmico oficial de retomada das atividades.