Apresentação - Mestrado Profissional em Automação e Controle de Processos

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2016, 08h55 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 11h00

English Español

Sobre o curso

O principal objetivo do programa é formar profissionais qualificados capazes de realizar trabalhos técnico científicos na área de Controle e Automação para atuar em empresas e instituições de pesquisa.

O candidato deve desenvolver atividades de pesquisa de modo autônomo, sistematizando os conhecimentos adquiridos, e no final do curso apresentar uma dissertação onde demonstre ter profundo conhecimento de uma determinada área. Esta dissertação pode ser substituida por produções equivalentes, como programas de computador, protótipos ou registro de patente desenvolvidos ao longo do mestrado.

Desta forma espera-se que o curso:

– Forme Mestres em Engenharia Mecânica capazes de lidar com as técnicas utilizadas na mensuração, análise, tratamento e identificação de parâmetros e variáveis necessários para a modelagem e o desenvolvimento de sistemas de controle dinâmicos, de processos contínuos ou da automação da manufatura;

– Propicie o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no setor empresarial, propiciando a implantação e fomento de inovações tecnológicas, registro de marcas e patentes advindas da pesquisa aplicada;

– Traga benefícios aos docentes, pesquisadores e cursos do IFSP pela convivência e intercâmbio de idéias e conhecimentos de profissionais atuantes nas empresas da região.

Coincidindo com o início do programa, o CEFETSP foi transformado em IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – através da lei 11.892/08. O Instituto se encontra em forte expansão, sendo previstas várias compras de máquinas e equipamentos que também atenderão às necessidades da pesquisa e pós-graduação. Neste mesmo sentido, a expansão também possilibitará o incremento de pessoal com Doutorado no quadro de funcionários do IFSP e estão em estudos várias ações que permitirão uma melhor interação das empresas da região com o IFSP no intuito de aumento de inovações tecnológicas e pesquisas apoiadas pelo meio produtivo. Além disto, está ocorrendo um fortalecimento da pesquisa e pós-graduação com a criação de várias estruturas administrativas para apoiá-las.

Neste cenário a tendência é a afirmação do programa dentro do próprio IFSP e a melhoria da qualidade de seus cursos, agregando mais professores e consolidando definitivamente a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu na instituição.

Área de concentração: Engenharias III

Avaliações CAPES:

Plataforma Sucupira

Para maiores informações, CLIQUE AQUI.