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Apresentação - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2016, 09h00 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 09h58

Sobre o curso

O Programa ENCiMA se coloca na área de concentração de Ensino de Ciências e Matemática. A cada processo seletivo, a inscrição dos candidatos se dá por grupos (Ensino de Química, Física, Ciências Biológicas, Matemática ou Ciências e Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental) e os projetos são avaliados considerando seu enquadramento em uma das três linhas de pesquisa cadastradas. São elas:

1. Epistemologia, Didática e Currículo no Ensino de Ciências e Matemática;
2. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática;
3. Formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática.

O objetivo do Programa é propiciar ao mestrando um ambiente de investigação e reflexão sobre suas práticas educativas, contribuindo para sua formação profissional e para a produção do conhecimento em Ensino de Ciências e Matemática. Em outras palavras, busca-se aprimorar a qualificação profissional de professores de Ciências e Matemática que atuam nos diversos níveis de ensino (Educação Básica, Técnica e Tecnológica, e no Ensino Superior).

No que se refere aos objetivos específicos, busca-se promover espaços de reflexão nos quais o(a) mestrando(a):
- modifique ou aprimore sua ação docente, considerando as distintas visões sobre as Ciências e a Matemática;
- compreenda os diferentes saberes inerentes a sua prática profissional e às dimensões da docência, assim como a importância do estabelecimento de uma articulação entre eles;
- reconheça objetos e espaços potenciais que caracterizam elementos de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática;
- compreenda a pesquisa em ensino, seu universo de investigação e a ética em pesquisa, o quantitativo e o qualitativo, seus instrumentos de tomada de dados e procedimentos metodológicos de análise, possibilitando também que o professor se aproprie de sua sala de aula como um laboratório quando lá identifica seus objetos de investigação;
- produza conhecimentos sobre o Ensino de Ciências e Matemática, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem.

O público-alvo do Programa contempla profissionais licenciados e com prática efetiva em ambiente ligado ao ensino formal ou não-formal, seja na sala de aula, em funções de gestão escolar ou em projetos educativos.

De modo proposital e após amplo debate, o Colegiado de curso optou por apresentar o perfil do egresso na forma de uma carta de intenções, reconhecendo e valorizando a condição sempre em construção e permanentemente inacabada da formação docente.

Este Programa de pós-graduação visa, portanto, contribuir para que os mestres egressos se reconheçam como educadores autônomos e conscientes da dimensão política e profissional da docência em Ciências e Matemática. Almeja-se que consolidem uma práxis que permita tomar o cotidiano profissional como objeto de pesquisa e que valorizem a fundamentação de suas ações pedagógicas a partir do diálogo entre referenciais acadêmicos e a realidade contextual do seu ambiente de trabalho. Os conhecimentos teóricos e práticos construídos no Mestrado devem subsidiar os egressos para que se vejam aptos a contribuir com a melhoria do ensino de Ciências e Matemática nas diferentes etapas e modalidades da Educação, valorizando abordagens interdisciplinares e manifestando visão crítica sobre o papel social das ciências e do seu ensino. O programa também os habilita a prosseguirem sua formação como pesquisadores, com participação na produção e na comunicação de conhecimentos científicos.


Total de créditos para titulação

Disciplinas: 18 créditos

Dissertação/Produto Educacional: 46 créditos

Outros: 08 créditos


Área de concentração: Ensino


Plataforma Sucupira


Para mais informações, clique aqui.

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