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Linhas de pesquisa - Especialização em Formação de Professores – Ênfase Ensino Superior

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 10h30 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 14h36

1. História da Educação Superior. Desenvolve estudos e pesquisas em História da Educação Superior, notadamente Brasileira, tendo por pressuposto que a educação é intrinsecamente articulada à sociedade, em suas determinações sociais, econômicas e políticas.

2. Formação de professores da Educação Superior. Esta linha de pesquisa abrange investigações sobre concepções e propostas de formação inicial e contínua de professores da Educação Superior, incluindo discussões sobre saberes docentes, ciclo de vida profissional, desenvolvimento profissional de professores, construção da identidade do docente do ensino superior, necessidades formativas, educação das relações étnicos-raciais e questões de gênero, análise de programas e projetos de formação de docentes para o ensino superior à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.

3. Currículo e Avaliação na Educação Superior. Esta linha abrange pesquisas sobre propostas curriculares na Educação Superior, considerando os diferentes níveis de concretização curricular (currículo prescrito, currículo oculto, currículo real, currículo avaliado), os modos de organização dos conteúdos (relações entre disciplinas, propostas integradoras), a seleção cultural do currículo, teorias de currículo, currículo na perspectiva histórico-crítica, dialogando com questões de gênero, raça e etnia. Inclui, ainda, investigações sobre a avaliação na Educação Superior (avaliação da aprendizagem), reflexões sobre seu papel, além de pesquisas que articulem avaliação e currículo.

4. Políticas da Educação Superior. À luz da Pedagogia Histórico-Crítica, esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar e analisar as concepções de universidade a partir das políticas e reformas que fundamentam e organizam a Educação Superior, em especial no Brasil. Para tanto, compreende a análise, no âmbito universitário, das políticas públicas educacionais brasileiras, levando em consideração os contextos institucionais, culturais, políticos e sociais; analisa a relação entre avaliação institucional e de sistema nas políticas da Educação Superior.

5. Didática e Concepções Teórico-Metodológicas de Ensino na Educação Superior. Esta linha integra pesquisas que se propõem a analisar, à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, o ensino no contexto da Educação Superior em suas múltiplas dimensões: humana, técnica, estética, política e ética, bem como as teorias pedagógicas em sua articulação ao trabalho docente na Educação Superior. Concepções de ensino- 18 aprendizagem-formação, organização e planejamento do trabalho docente na Educação Superior, relação professor-estudante-conhecimento, relação estudante-saber, concepções teórico-metodológicas para o trabalho com o conhecimento na Educação Superior, são algumas das temáticas propostas.

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