Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Apresentação - Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 10h29 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 11h27

Sobre o curso:

 Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica do IFSP é dirigido aos portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC. O Curso é de natureza interdisciplinar visando o domínio e a realização de trabalho técnico-científico em uma área específica de conhecimento e visa aos seguintes objetivos:

  • Desenvolvimento de atividades de pesquisa de modo autónomo, sistematizando os conhecimentos adquiridos.
  • Formar Mestres em Engenharia Mecânica capazes de lidar com as técnicas utilizadas na mensuração, análise, tratamento e identificação de parâmetros e variáveis necessários para modelagem e desenvolvimento de materiais e processos de fabricação.
  • Propiciar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no setor empresarial para implantação e fomento de inovações tecnológicas, registro de marcas e patentes advindas da pesquisa aplicada.
  • Trazer benefícios aos docentes, pesquisadores e cursos do IFSP pela convivência e intercâmbio de ideias e conhecimentos de profissionais atuantes nas empresas da região.

Periodicidade de seleção: anual.

Vagas para seleção: 15.

Total de créditos para titulação

- Disciplinas: 36.

- Tese/dissertação: 40.


Área de concentração: Materiais e processos de fabricação

O nível de desenvolvimento de um país pode ser constatado em função de sua capacidade de utilização da tecnologia para desenvolver e processar materiais, fabricando com qualidade e oferecendo bons serviços. A tecnologia tem como principal intuito tornar aplicável a ciência, gerando dessa forma no caso da área de materiais e processos de fabricação, materiais e produtos que atendam e até mesmo superem as expectativas de metas estipuladas. Devemos destacar que o conhecimento de materiais e processos de fabricação está presente em diversos segmentos da Engenharia, tais como: Materiais, Mecânica, Produção, Controle e Automação, Civil, Química, Aeronáutica e Aeroespacial; mas a riqueza e a importância de tal conhecimento transcende para outros campos do conhecimento como Medicina, Veterinária, Odontologia e Biologia na utilização de biomateriais por exemplo.


Plataforma Sucupira

 

Fim do conteúdo da página