6ª chamada: cursos técnicos CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 07h57 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 10h31

Confira os convocados em 6ª chamada para matrícula nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio. Matrículas de 28 a 29 de março.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou, nesta sexta-feira (7), o edital do processo seletivo para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes, para ingresso no primeiro semestre de 2023. Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de mensalidade e nem de matrícula.

Confira o Edital n.º 581/2022 e faça sua inscrição em  processoseletivo.ifsp.edu.br

Ao todo, são ofertadas 2.625 vagas, em cursos técnicos concomitantes e subsequentes, distribuídas em 31 municípios do estado. As oportunidades estão nas cidades de Araraquara, Avaré, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

No Câmpus São Paulo, são 160 vagas distribuídas nos cursos técnicos em Edificações (vespertino e noturno), Eletrotécnica (noturno) e Automação Industrial (noturno).

As inscrições começam no dia 10 de outubro e vão até 23 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 20, e o prazo para os candidatos solicitarem isenção (gratuidade) do pagamento é até o dia 23 de outubro (saiba mais abaixo).

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato com o câmpus do curso de interesse. Confira os contatos dos câmpus na tabela 1, item 1, do Edital n.º 581/2022.

Quem pode fazer cursos técnicos concomitantes e subsequentes?

Se você está terminando o 1º ou o 2º ano do ensino médio, deve se inscrever no curso técnico concomitante. Você continuará cursando o ensino médio na sua escola atual e fará apenas o curso técnico no IFSP a partir do 1º semestre de 2023.

Se você está terminado o 3º ano do ensino médio ou já terminou o ensino médio, você deve se inscrever no curso técnico subsequente. Você fará apenas o curso técnico no IFSP. Não importa a sua idade e nem há quanto tempo concluiu o ensino médio. No IFSP, a oportunidade é para todos!

Atenção! Neste ano, o processo seletivo para cursos técnicos integrados ao ensino médio será separado da seleção das demais modalidades. As inscrições para o processo seletivo para os cursos técnicos integrados terão início no dia 11 de novembro. Fique atento!

O IFSP oferece ações afirmativas?

No IFSP, 50% das vagas de todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos do ensino público brasileiro. As ações afirmativas também contemplam candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e candidatos com deficiência.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

Candidatos que pertençam à família com renda mensal per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio e tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

2ª chamada

3ª chamada