PESQUISA

O aluno do Mestrado Profissional em Ciências e Matemática do Câmpus São Paulo, Marcos Paes de Barros, participou do Encontro Internacional Patrimônio, Educação e Cultura (EIPEC 2022) em Castelo Branco, Portugal, de 23 e 24 de novembro de 2022.

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 10h34 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 11h17

Para conferir a pesquisa, clique aqui.

Barros apresentou o trabalho intitulado “Aspectos motivacionais no ensino de matemática em espaço não formal na rede pública municipal de Taboão da Serra”, tema de dissertação para obtenção do título de mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSP, feita por meio de um resgate histórico do patrimônio cultural da Educação do Município de Taboão da Serra (SP-Brasil).

Fonte: arquivo pessoal.
imagem sem descrição.

A pesquisa, realizada entre 2020 e 2022, teve o objetivo de investigar os fatores motivacionais dos alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental 1 de Taboão da Serra decorrentes da participação no antigo evento anual de matemática, o “Matematicando no Parque”, em ambiente de aprendizagem não formal institucionalizado no qual as escolas apresentavam atividades que desenvolvem o raciocínio lógico e matemático.

Segundo o autor, Marcos Paes de Barros: “Eu estou muito feliz por poder compartilhar minha pesquisa com Taboão da Serra e com toda a comunidade científica. Temos indicadores importantes que podem contribuir para tomada de decisões em relação às políticas públicas do município, podemos aprender com o passado e construir novas pontes para o futuro”, conta.

O EIPEC 2022 constitui-se como um fórum de debate de culturas e identidades, de investigação nas áreas do patrimônio, da educação e de partilha de experiências de inovação educativa e formativa, com o objetivo de discutir processos educativos, formativos e criativos direcionados para a preservação, valorização e apropriação do patrimônio e cultura.

O Encontro Internacional Patrimônio, Educação e Cultura (EIPEC 2022) foi organizado pelo Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Assunto(s): PESQUISA