Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
PARCERIA

De novembro de 2023 a fevereiro de 2024, o Campus São Paulo desenvolveu o projeto "Identificação das manifestações culturais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba: São Luiz do Paraitinga/SP".

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 15h02 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 11h24

WhatsApp Image 2023 12 09 at 12.23.47

A partir da colaboração entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-SP) e o Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material (Nepim), buscou-se a aproximação aos "saberes e fazeres" locais de São Luiz do Paraitinga (zona urbana e rural), resultando em trabalhos orientados por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus, com uma equipe interdisciplinar de alunos de graduação dos cursos de Geografia, Turismo e Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com os participantes, “o objetivo era iniciar um processo de identificação de elementos componentes do patrimônio imaterial, dentro do contexto cultural e histórico do Vale do Paraíba, com ênfase para a cidade de São Luiz do Paraitinga. Estes elementos foram selecionados a partir de um conjunto de instrumentos que integram a metodologia  de inventários participativos, técnica para a identificação, análise e preservação do patrimônio cultural mediante a participação ativa da comunidade e o registro de seu próprio entendimento do patrimônio cultural imaterial local”, conta.            

WhatsApp Image 2024 03 22 at 10.46.481A cidade de São Luiz do Paraitinga é tombada, no âmbito municipal, estadual e federal, reconhecida pelo IPHAN, órgão responsável em âmbito nacional dos bens culturais brasileiros. O tombamento realizado pelo Iphan, em 2012, incluiu casarões, praças, coretos, ruas e largos - marcos de preservação urbana que trazem relevantes referências espaciais da cidade. O dossiê de tombamento finalizado pelo Iphan, em 2009, foi atualizado após a enchente que ocorreu em janeiro de 2010, da qual danificou grande parte dos imóveis da cidade. Os bens imateriais da cidade foram investigados entre 2010-12 pelo IPHAN, durante este processo, entretanto, não foram levados à registro, ou desenvolvidas ações de salvaguarda e implantadas políticas públicas.            

Neste trabalho, foram realizadas reuniões com a sociedade luizense e expostas as referências culturais identificadas, considerando não apenas o valor histórico, arquitetônico, paisagístico, mas também as tradições culturais de seus habitantes.           

WhatsApp Image 2023 12 09 at 12.23.35Os participantes contam ainda que, tendo como base o INRC - Inventário Nacional de Referências Culturais, foram realizadas ações de investigação cultural:

  • aproximação, ações de observação, percepção sensorial, indagações, experimentação sobre o bem cultural; 
  • registro com desenhos, descrições verbais, escritas, fotografias, mapas, pensamento lógico e intuitivo sobre o objeto pesquisado;
  • análise do bem cultural com discussões, avaliações, entrevistas com a sociedade/comunidade/grupo/ou coletivo.

O intuito dessas ações é a salvaguarda dos bens culturais imateriais, fomentando o conhecimento sobre os bens imateriais e a sua importância nacional, garantir a autonomia dos detentores na gestão de seus patrimônios, a articulação interinstitucional, promover ações e políticas públicas e a sustentabilidade cultural.  

Equipe do projeto

Professores orientadores: João Fernando Blasi de Toledo Piza, Juliana Bechara Saft, Juliano Veraldo da Costa e Thaís Cristina Silva de Souza. 

Discentes: Ana Gabriela Andrade Ramirez, Carlos Henrique Lima, Hamilton Luiz Pacheco, Henrique Assis Monteiro e Lívia Correia Manteca.

 

Fim do conteúdo da página