Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Equipe DragonIF do Campus São Paulo realiza testes em pista do protótipo do aeromodelo

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2024, 12h44 | Última atualização em Domingo, 24 de Novembro de 2024, 11h49

Em setembro, a equipe DragonIF, composta por 12 alunos das engenharias mecânica, eletrônica e controle e automação realizou o primeiro teste em pista do protótipo do aeromodelo desenvolvido por eles.

A equipe DragonIF, formada em 2022 e oficialmente constituída em 2023 sob a liderança dos alunos Fernando Carnevale e Vinícius da Silva Paz, participa da Competição SAE BRASIL AeroDesign. Este programa promove o compartilhamento de conhecimentos e experiências em Engenharia Aeronáutica e desafia os estudantes a desenvolver um aeromodelo, desde a concepção e construção até os testes.

dragon1A equipe principal é composta pelos alunos Gustavo de Sousa, João Pedro da Silva Belchior, Kaio Santos Braga, Luan Sérgio Moreira, Luis Roberto Alves de Mendonça José, Matheus Lavigne Alves, Paula Valesca Goncales, Paulo Eduardo Guedes Pereira, Pedro Martins Morato e Samuel Brito da Silva,  sob a coordenação do professor do departamento de mecânica, Francisco Yastami Nakamoto.

Com apoio das empresas Altair, Woodpecker Balsa Wood e Gypsum, a equipe conta com recursos essenciais para o desenvolvimento do projeto. Em 2024, dedicaram-se ao projeto e construção do protótipo DRG-1A para o torneio de acesso à categoria Micro da competição. De acordo com o professor Nakamoto, “embora o teste não tenha sido bem-sucedido, as adaptações feitas no aeromodelo contribuíram significativamente para a melhoria de seu desempenho, proporcionando uma valiosa oportunidade de aprendizado para aprimorar o próximo projeto. Em 21 de setembro, a equipe se preparou para o segundo teste de voo, mas uma falha no motor durante os procedimentos em solo impediu a tentativa de decolagem naquele dia. Assim, em 28 de setembro, data limite para o envio do vídeo de um voo válido, a aeromodelo encontrava-se em excelentes condições de voo. No entanto, após a decolagem, a combinação de baixa velocidade e condições meteorológicas adversas, especialmente ventos fortes, resultou na queda do aeromodelo. A equipe DragonIF está aguardando os resultados do torneio de acesso e, ao mesmo tempo, encontra-se na fase de análise dos danos e reparação do aeromodelo”, conta. Atualmente, a equipe analisa os dados de desempenho do aeromodelo e aguarda os resultados do torneio.

dragon3O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio para estudantes de engenharia, promovendo a troca de técnicas e conhecimentos em engenharia aeronáutica por meio de experiências práticas e competições entre equipes. Os participantes desenvolvem um projeto real de aeromodelo, desde a concepção até a construção e os testes. A Competição SAE AeroDesign começou nos Estados Unidos em 1986 e foi incorporada à SAE BRASIL em 1999. Desde então, o evento cresceu em quantidade e qualidade, refletindo as exigências técnicas das regras e a evolução dos métodos e ferramentas de projeto utilizados pelas equipes. As equipes são formadas por alunos que representam suas instituições e enfrentam desafios da competição, com base nos problemas da indústria aeronáutica, como a otimização de requisitos, projeto de asa e a redução de peso (massa).

A competição é dividida em três categorias: Regular, Advanced e Micro, cada uma com requisitos específicos. As equipes são avaliadas em duas etapas: competição de projeto e competição de vôo, com as avaliações realizadas por engenheiros da indústria.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página