Execução do Projeto de Eficiência Energética a partir de 24/08/26 no Campus São Paulo
A execução está prevista para ocorrer durante aproximadamente três meses.
IFSP — A Direção-Geral do Campus São Paulo comunica aos servidores e demais integrantes da comunidade acadêmica que, a partir do dia 24 de agosto de 2026, será iniciada a execução do Projeto de Eficiência
Energética, firmado entre o Campus São Paulo e a Enel. A execução está prevista para ocorrer durante aproximadamente três meses.
A execução do Projeto (instalações dos novos equipamentos de ar condicionado) será realizado nos ambientes administrativos do campus. Cada setor será comunicado previamente sobre a data e o horário previstos para a realização dos serviços, de modo a minimizar os impactos sobre as atividades.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO
— Substituir o sistema de iluminação atual, composto por 990 lâmpadas, por um sistema de iluminação LED mais eficiente, com 580 lâmpadas/luminárias.
— Realizar o retrofit do sistema de ar condicionado, com a substituição de 70 unidades do tipo ACJ/Split por um sistema VRF, proporcionando uma redução estimada de 123,55 kW na demanda no horário de ponta e de 494,39 MWh ano no consumo de energia elétrica da unidade consumidora.
— Reduzir o consumo total de energia elétrica da unidade consumidora em aproximadamente 686,59 MWh/ano, sendo 192,19 MWh/ano decorrentes da modernização do sistema de iluminação e 494,39 MWh/ano do sistema de ar condicionado.
— Reduzir a demanda da unidade consumidora em aproximadamente 166 kW, contribuindo, consequentemente, para a redução dos custos com energia elétrica do campus.
FINALIDADE
Modernizar a infraestrutura do campus, melhorar a eficiência energética e proporcionar melhores condições de funcionamento dos ambientes.
Observações importantes: Durante a execução dos serviços, especialmente nas proximidades dos locais de instalação, poderão ocorrer ruídos, odores característicos de materiais e equipamentos em processo de instalação e, eventualmente, cheiro de queimado, decorrentes das atividades de execução do projeto.
Desde já agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.
Direção-Geral. Campus São Paulo/SP, 21 de agosto de 2026.
DOCUMENTO
COMUNICADO nº 39/2026- DRG-SPO/IFSP. Publicado em 21 Ago. 2026.
Redes Sociais