Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Comunidade IFSP Público > Pipando... Onde dormem os pássaros (19 e 20 de abril - IFSP Teatro Jaime Compri)
Início do conteúdo da página
ESPETÁCULO

Pipando... Onde dormem os pássaros (19 e 20 de abril - IFSP Teatro Jaime Compri)

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h18 | Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 14h23

Espetáculo de dança contemporânea retrata, de forma poética, o universo devastador dos usuários de crack.

flyer abril

Contemplado pelo 22º Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o Núcleo Pedro Costa Cia. De Dança retoma o projeto, iniciado em 2010, nos espaços ocupados da chamada “Cracolândia” para abordar a questão da dependência química a partir do conceito ampliado de Saúde, onde as interações sociais são determinantes enquanto motivadoras das experimentações individuais.

Resultado de uma pesquisa genuína de observação que investiga as complexidades de um ambiente inóspito, permeado de violência, opressão e de renúncia a qualquer autoestima, onde circulam identidades distintas, deformadas pelo poder voraz da droga, o espetáculo apresenta personagens urbanos que traçam caminhos que se bifurcam entre alucinações e momentos em que vivenciam o afeto coletivo e conflitos inevitáveis que os levam ao isolamento.

Diante da complexidade da questão, a proposta da pesquisa procura trazer luz à problemática, sem pretensão de defender um ou outro tipo de abordagem específica. No caso do crack, essas experiências inserem o individuo em uma rede complexa de violência, seja ela física, psicológica, institucional ou sexual, levando-os ao rompimento dos vínculos familiares e transformando sua relação com o espaço privado e com as regras socialmente aceitas, fazendo-os abdicar de conforto, higiene, alimentação, socialização.

pipando02a pipando09a

Percebendo como esses estímulos reverberavam em seus corpos, o grupo chega a uma dramaturgia corporal que potencializa os movimentos para comunicar através da dança. O resultado é uma criação coreográfica contemporânea, que dialoga com a vídeo-dança, hip-hop, contato e improvisação. O espetáculo tem direção e concepção do bailarino e coreógrafo Pedro Costa.

Ao final de cada apresentação, serão apresentados os caminhos percorridos na pesquisa realizada pelo grupo com vistas a estimular o debate e a reflexão sobre o tema, além do conteúdo específico que envolve a prática artística.


SERVIÇO

Datas: 19 e 20 de abril de 2018

Horário: 14 horas

Local: IFSP – Teatro Jaime Compri

Endereço: Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé

Duração: 50 minutos

Entrada gratuita

Release Completa

Fim do conteúdo da página