Apresentação - Especialização em Controle e Automação
Duração do curso: 3 semestres letivos (dezoito meses) de disciplinas acrescidos de, no máximo, mais 2 semestres (12 meses) para elaboração da monografia.
Carga horária total: 530 horas.
Dias de aula: ofertado no período noturno (das 18h50 às 22h50), com aulas em até quatro dias da semana.
Forma da oferta: presencial.
Objetivos específicos
Essa área de concentração visa fornecer aos graduados em nível superior, com formação clássica em um determinado campo, uma especialização multidisciplinar necessária para pesquisa e inovação tecnológica que propiciem projetar, integrar, analisar, modelar, identificar e controlar 9 sistemas que congregam eletrônica, eletrotécnica, mecânica e informática, normalmente utilizada no controle de processos e automação industrial. Trazer benefícios aos docentes, pesquisadores e cursos do IFSP pela convivência e intercâmbio de ideias e conhecimentos de profissionais atuantes nas empresas da região.
Público-alvo
Graduados em tecnologia em: Automação Industrial, Sistemas Elétricos, Sistemas Eletrônicos, Gestão da Produção Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas; em engenharias: de Controle e Automação, Eletrônica, Elétrica, Mecânica, de Telecomunicações e de Produção; além de cursos superiores de áreas afins.
Perfil do egresso
O curso visa a proporcionar ao egresso o domínio e a realização de trabalho técnico científico em uma área específica de conhecimento, o controle e automação de sistemas. O egresso deve ser capaz de praticar o desenvolvimento de atividades de pesquisa de modo autônomo e sistematizar os conhecimentos adquiridos.
O egresso deve ter um perfil especialista em Controle e Automação, sendo capaz de aplicar técnicas utilizadas na mensuração, análise, tratamento e identificação de parâmetros e variáveis, necessário para a modelagem e o desenvolvimento de sistemas de controle dinâmicos de processos contínuos ou da automação da manufatura e serviços.
Deve estar apto ao desenvolvimento da pesquisa aplicada e tecnológica no setor empresarial propiciando a implantação e fomento de inovações tecnológicas, registro de marcas e patentes.
Deve também ser capaz de atuar e adaptar-se às novas demandas da sociedade e do mundo do trabalho com postura isenta de qualquer tipo de discriminação, comprometido com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável e permanentemente atualizado tecnicamente.
Redes Sociais