Professor do campus escreve livro sobre migrações para o trabalho nos canaviais
O professor de Geografia do Campus São Paulo, André Eduardo Ribeiro da Silva, publicou o livro "Territorialidades e Redes da Migração Maranhense para o Trabalho nos Canaviais Paulistas", lançado em 19 de maio.
De acordo com o autor, o livro se apoia nos testemunhos de dezenas de trabalhadores rurais maranhenses e de seus familiares entre os municípios de Codó e Timbiras e as cidades de Guariba e Pradópolis no nordeste paulista ao longo dos anos 2000. “As redes de relações pessoais, fundamentais para alavancar a experiência migratória, se costuram, se refiguram e se fortalecem a partir de múltiplas formas de trocas de informações entre os que migraram e os que não migraram, bem como entre os possíveis migrantes e os agentes responsáveis pelo processo de deslocamento e recrutamento até a área canavieira paulista”, conta.
O livro é derivado da tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2012.
Redes Sociais