Página inicial > Destaques > Alunos do Integrado em Informática participam da Olimpíada Brasileira de Informática 2018

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 13h34 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Estudantes participaram, até agora, das três primeiras fases da competição

OBI 1

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição nacional realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nos moldes de outras olimpíadas científicas, como Matemática, Física e Astronomia, tem como objetivo despertar nos alunos o interesse na ciência da computação, através de problemas desafiadores, engenhosos e com uma dose competitiva saudável.

Os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do campus São Paulo receberam desde o início do ano treinamentos semanais em matemática, lógica e programação para prepará-los para a competição sendo realizado na subárea de Cursos de Informática do Departamento de Informática e Turismo, pelos professores participantes do projeto de ensino “Desafios de Programação”, Antonio Ferreira Viana e André da Cruz, e orientadores dos nossos estudantes.

OBI 3

As provas da modalidade programação da OBI possuem 3 fases, sendo a primeira fase local onde tivemos 74 competidores do nosso câmpus e a segunda fase, estadual, com 39 competidores, ambas ocorreram no primeiro semestre de 2018 no Câmpus São Paulo.

A terceira fase da OBI, a fase nacional, ocorreu no dia 25 de agosto de 2018, ela foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, onde participaram oito competidores do campus, correspondendo a mais de 15% do total de competidores de todas as escolas na Modalidade Programação.

OBI 2

Alunos do IFSP na 3ª fase OBI 2018 e o professor André Cruz no IME-USP - agosto/2018

Os melhores alunos dessa modalidade serão convidados para participar de um curso de programação oferecido pela SBC, além de um processo seletivo para a Olimpíada Internacional de Informática, onde quatro alunos serão selecionados para representar o Brasil nesta competição.

O professor coordenador do projeto, Antonio Airton Palladino, e os demais professores envolvidos, acreditam que a participação na OBI contribui não apenas para melhorar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, mas também os prepara para o mercado de trabalho, “O aluno necessita desta vivência externa ao câmpus para desenvolver habilidades e aperfeiçoar técnicas que são comumente cobradas nos ambientes corporativos”, ressalta o professor Palladino.

Saiba mais sobre a OBI em: http://olimpiada.ic.unicamp.br/