Página inicial > Destaques > Professor e alunos do DCM participam do VI Seminário Iberoamericano de Ciência-Tecnologia-Sociedade

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 16h38 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

foto 2

Entre os dias 01 a 03 de agosto participaram do evento internacional VI SEMINARIO IBEROAMERICANO CTS e X SEMINARIO CTS, realizado na Universidade de Quilmes, Buenos Aires – Argentina, os alunos da Licenciatura em Química do campus SPO, Victor Augusto dos Reis, Natália Victor Santana e Pâmela Carvalho Silva, a aluna do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Maria do Carmo Castro, a aluna egressa do mestrado Thaís de Cássia Oliveira e o professor do curso de Licenciatura em Química e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Pedro Miranda Junior.

Foram apresentados 05 trabalhos no formato Oral e em Pôster. Os trabalhos dos discentes de graduação foram desenvolvidos durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e os trabalhos das discentes de pós-graduação foram desenvolvidos na pesquisa de mestrado.

O evento contou com diversas palestras, mesas redondas, apresentação oral de trabalhos, sessão de pôsteres e oficinas temáticas. O evento tinha como proposta a reflexão, a análise e o debate sobre os tópicos do campo da educação científica, bem como a exposição de alternativas inovadoras para o ensino de ciências naturais e a divulgação das pesquisas da área CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade).

20180802 184648

Durante o evento, no dia 02, Thais de Cássia Oliveira, aluna egressa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP do campus São Paulo, realizou uma Homenagem Póstuma ao professor Dr. Wildson Santos.

O Professor Wildson Luiz Pereira dos Santos era professor da Universidade de Brasília (UNB), atuou como coordenador e docente do curso de Pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências, orientou diversos trabalhos de mestrado e doutorado na área CTS, participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, participou de diversas bancas de mestrado e doutorado de diferentes programas de pós-graduação em todo o país, participou da banca de qualificação de mestrado da nossa ex-aluna, a Thaís do campus SPO.

O professor Wildson Santos é conhecido por seus Livros didáticos de química para o Ensino Médio, elaborados numa perspectiva CTS. O professor é bastante conhecido no meio acadêmico devido às suas pesquisas na área de Ensino de Ciências e Química. O professor publicou diversos artigos e livros com temas diversos, tais como a educação para cidadania, o letramento científico e os aspectos sociocientíficos relacionados à educação CTS. É um dos mais importantes disseminadores da Educação CTS no Brasil, o autor mais citado nos trabalhos acadêmicos brasileiros na área CTS.