Professor do IFSP tem Auxílio a Pesquisa da FAPESP aprovado
O professor do Departamento de Física e da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do IFSP, campus São Paulo, Dr. Neilo M. Trindade, teve auxílio a Pesquisa aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O projeto prevê o estudo de minerais brasileiros para aplicação em dosimetria das radiações. De acordo com o professor Neilo, sendo o Brasil um dos maiores produtores e fornecedores de uma grande variedade de gemas do mundo, verifica-se a necessidade de se estudar demais cristais naturais, principalmente minerais nacionais, que possam ser úteis para a dosimetria de radiações. Porém, além das investigações da luminescência do material, é necessário fazer um estudo detalhado dos centros absorvedores e emissores presentes no mineral, tanto para ter confiabilidade da gema adquirida quanto para correlacionar esses elementos com os que sejam responsáveis pelo sinal luminescente.
Segundo Trindade, nos contou sobre a aprovação da Fapesp “Apesar de não aprovarem o valor total do projeto que previa a compra de um equipamento, a Fapesp deu um parecer positivo sobre o projeto e aprovou a reserva técnica de R$16000,00, que visa por exemplo cobrir despesas com estágios de pesquisa no exterior ou aquisição de material de consumo. É um primeiro passo para futuramente tentarmos projetos maiores”.
Esse projeto é feito em colaboração com a professora Dra. Elisabeth Mateus Yoshimura, do Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, Instituto de Física, da Universidade São Paulo.
Redes Sociais