Página inicial > Destaques > Professor do IFSP tem Auxílio a Pesquisa da FAPESP aprovado

Professor do IFSP tem Auxílio a Pesquisa da FAPESP aprovado

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 12h32 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

fapesp Nilo Trindade

O professor do Departamento de Física e da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do IFSP, campus São Paulo, Dr. Neilo M. Trindade, teve auxílio a Pesquisa aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O projeto prevê o estudo de minerais brasileiros para aplicação em dosimetria das radiações. De acordo com o professor Neilo, sendo o Brasil um dos maiores produtores e fornecedores de uma grande variedade de gemas do mundo, verifica-se a necessidade de se estudar demais cristais naturais, principalmente minerais nacionais, que possam ser úteis para a dosimetria de radiações. Porém, além das investigações da luminescência do material, é necessário fazer um estudo detalhado dos centros absorvedores e emissores presentes no mineral, tanto para ter confiabilidade da gema adquirida quanto para correlacionar esses elementos com os que sejam responsáveis pelo sinal luminescente.

Segundo Trindade, nos contou sobre a aprovação da Fapesp “Apesar de não aprovarem o valor total do projeto que previa a compra de um equipamento, a Fapesp deu um parecer positivo sobre o projeto e aprovou a reserva técnica de R$16000,00, que visa por exemplo cobrir despesas com estágios de pesquisa no exterior ou aquisição de material de consumo. É um primeiro passo para futuramente tentarmos projetos maiores”.

Esse projeto é feito em colaboração com a professora Dra. Elisabeth Mateus Yoshimura, do Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica, Instituto de Física, da Universidade São Paulo.