Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Alunos do campus São Paulo conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na OBMEP 2019
Início do conteúdo da página

Alunos do campus São Paulo conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na OBMEP 2019

Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 13h45 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Projeto de ensino colaborou para que instituição se sagrasse primeira colocada no estado de São Paulo e quarta, nacional.

Aulas Projeto Ensino Olimpíada

Discentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foram premiados, com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019). O resultado foi divulgado no último dia 3 de dezembro, e a cerimônia de premiação acontecerá em 2020, em data a ser definida.

Ao todo, serão contemplados com as medalhas 32 alunos do campus São Paulo, sendo dois medalhistas de ouro, nove de prata, oito de bronze e 13 com menção honrosa (confira a lista dos premiados abaixo). Com o resultado, somado a medalhistas de outros campi, o IFSP alcançou, entre as escolas públicas, o primeiro lugar no Estado de São Paulo e ficou, ainda, em quarto lugar no nacional.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, a OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.831 instituições, abrangendo 99,71% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.158.775 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 49.002 escolas públicas e 5.829 escolas particulares. 


Projeto de Ensino

Neste ano, os alunos do câmpus São Paulo se preparam participando do projeto de ensino "Aulas de Olimpíada de Matemática", coordenado pelos professores Emiliano Augusto Chagas e Felipe Marcos Pinto, do Departamento de Ciências e Matemática do campus (DCM/SPO), contando com a participação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus que atuaram como bolsista e voluntários, ministrando aulas no projeto: Ramon Santana Domingues (bolsista), Gustavo Luis da Costa, Sergio Luiz Garcia, Caio Fernandes Moura, João Pedro Guedes Faria, Gabriely Campos Cruz e Sara Moraes de Avila (voluntários).

O projeto consistia em treinamentos para competições de matemática, que elevam o nível de aprendizado dos participantes, além de aumentarem o prestígio da instituição. Foram produzidos materiais específicos, com base em banco de questões de olimpíadas anteriores, com aulas ministradas durante a semana no campus focadas nas quatro grandes áreas da matemática: combinatória, geometria, álgebra e aritmética. 

O projeto chegou a contar com a participação de até 70 alunos, sendo que 50 foram classificados nas fases da OBMEP.

Segundo o professor Emiliano Chagas, coordenador do projeto, houve uma evolução na participação dos alunos do IFSP. "Esse projeto de ensino trouxe um resultado muito bom para nossa instituição, ano passado tivemos apenas seis medalhistas e nesse ano dezenove", destacou, ressaltando, ainda que o resultado maior é a envolvimento dos alunos nesses projetos de ensino e competições científicas. "As olimpíadas culturais e científicas são jogos sem perdedores, mais importante que as premiações foi a dedicação de todo o time: do bolsista, dos voluntários e dos nossos estudantes", relatou Chagas.

"As medalhas e premiações um dia vão ficar na memória e no passado, mas toda a determinação de nosso time nesse projeto fará parte do presente e do futuro de nossos licenciandos e estudantes do médio para enfrentarem seus próximos grandes desafios", declarou.


 Lista dos Alunos Premiados

Aluno Prêmio
KENZO TORIGOE Ouro
LEONARDO BATISTA DA SILVA Ouro
ANDRE BONFIGLIO PEREIRA GIORDANI Prata
BRUNO PEREIRA FORNARO Prata
GUILHERME GONCALVES BELETATO Prata
IGOR PONTES TRESOLAVY Prata
MATHEO ANGELO PEREIRA DANTAS Prata
MURILLO FREITAS DA SILVA Prata
RAYZA CONCEICAO MATEUS NASCIMENTO Prata
RODRIGO LYUSEI SUGUIMOTO Prata
SAVIO CAMPOS DE SOUZA Prata
ALISON ALMEIDA SOUSA Bronze
BEATRIZ GONZAGA CORREIA DA SILVA Bronze
BENTO DE CAMPOS BRANDANI Bronze
ERIK JONATAN MARTINS VIANA Bronze
GIOVANNI DILLY SCORALICK  Bronze
MARCOS AUGUSTO FONTES DE ARAUJO Bronze
NAOKI KOBAYAKAWA Bronze
SAULO CAMPOS DE SOUZA Bronze
ARMANDO M DOS SANTOS NETO Menção Honrosa
BEATRIZ F S DA SILVA Menção Honrosa
BRUNO ZUJENAS RIBEIRO Menção Honrosa
EDUARDO FERREIRA DA SILVA Menção Honrosa
JOAO GUILHERME PEREIRA DA SILVA Menção Honrosa
JOBEL PORTILHO DATO JUNIOR Menção Honrosa
LUCAS BELENTANI PALLADINO Menção Honrosa
LUCAS EDUARDO MADEIRA SILVA Menção Honrosa
LUIZ FELLIPE DE PAULA PEREIRA Menção Honrosa
MARCELO BINDI LEAL Menção Honrosa
RAFAEL YUKIO SETAGAWA Menção Honrosa
RAUL QUINTAO DE ALMEIDA Menção Honrosa
THAMIRIS NASCIMENTO RIBEIRO Menção Honrosa
registrado em:
Fim do conteúdo da página