Página inicial > Destaques > Mais um aluno da Física tem bolsa IC aprovado pela Fapesp

Mais um aluno da Física tem bolsa IC aprovado pela Fapesp

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 10h26 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Discente foi bolsista em diversos programas no IFSP

bolsa

Aluno do quinto semestre do curso de Licenciatura em Física do campus São Paulo, Juan Matheus Munoz, receberá bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), agência de fomento de prestígio nacional e internacional.

Para pleitear uma bolsa da FAPESP, além das boas notas na graduação, Juan Munoz participou de diversos projetos acadêmicos. Em 2018, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Instituto Federal (PIBID), e voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Em 2019, foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIBIFSP) estudando o Al2O3:C,Mg com foco na área de dosimetria, com a orientação do professor doutor Neilo Trindade.

O projeto aprovado pela FAPESP foi “Estudo dos parâmetros cinéticos dos picos termoluminescentes de Al2O3:C,Mg”. A termoluminescência é um fenômeno que ocorre em cristais iônicos semicondutores ou isolantes, que após serem expostos à radiação, ao serem estimulados com energia térmica, emitem luz. Essa medida é bastante útil para determinar a dose de radiação em que um material foi exposto, consequentemente, o meio ambiente. Também a partir da curva de emissão TL é possível obter parâmetros cinéticos, como energia, fator de frequência e ordem cinética do pico, que descrevem as características físicas do material.

O orientador da pesquisa, professor Trindade, nos contou sobre a motivação do trabalho “Al2O3:C,Mg é bastante promissor no monitoramento de radiações beta, gama e X; e recentemente nosso grupo observou que esse material também é sensível a radiação ultravioleta, porém, ainda não há trabalhos que correlacionam os parâmetros cinéticos das curvas termoluminescentes para esses diferentes tipos de radiação. É aí que entra o projeto do Juan!”

O bolsista complementou “Sou muito grato pela possibilidade de trabalhar com uma pesquisa tão importante e inovadora para o ramo de dosimetria, assim como sou grato aos meus colegas de IC, ao meu orientador, Prof. Dr. Neilo Trindade, e aos demais pesquisadores do Grupo de Dosimetria das Radiações da Universidade de São Paulo, que além de serem profissionais muito competentes, me incentivam e auxiliam no projeto todos os dias.”

O projeto atual será desenvolvido em colaboração com o Grupo de Dosimetria das Radiações da Universidade de São Paulo.