Página inicial > Destaques > Revista de impacto internacional publica trabalho de alunos com professor da Física

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 12h04 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Revista é uma das mais prestigiadas na área

fisica

Os alunos da Licenciatura em Física do câmpus São Paulo, Matheus Cavalcanti e Maicon Gois, com orientação do professor Dr. Neilo M. Trindade, da subárea de Física do Departamento de Ciências e Matemática do câmpus São Paulo (DCM/SPO), e colaboração dos professores Dr. Elisabeth M. Yoshimura (IFUSP) e Dr. Luiz G. Jacobsohn (Clemson, USA), tiveram o artigo “Thermoluminescence of UV-irradiated α-Al2O3:C,Mg” aprovado no Journal of Luminescence, da plataforma ELSEVIER.

A revista é uma das mais prestigiadas na área de Luminescência de Sólidos, uma vez que todos os trabalhos são arbitrados, e para ser aceito, um artigo deve apresentar algum resultado genuinamente novo e de alto interesse para a comunidade científica.

O professor Trindade complementa a importância desse trabalho “Cristais de alumínio dopados com carbono e magnésio (Al2O3:C,Mg) são investigados como dosímetros de alta sensibilidade para dosimetria pessoal e ambiental. Apesar do Al2O3:C,Mg ser bastante promissor no monitoramento de radiações beta, gama e X, não havia relatos na literatura quanto a monitoração de radiação UV. Diante de tal fato, sendo a radiação UV nociva e podendo ser cancerígena, esse artigo tenta contribuir no estudo da sensibilidade do Al2O3:C,Mg à esse tipo de radiação”.

Ainda, o orientador da pesquisa complementa sobre os discentes “Os alunos participaram ativamente da pesquisa, desde medidas exaustivas, confecção dos gráficos, discussão dos resultados, e até na escrita do artigo”.

Os alunos são bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O artigo pode ser encontrado no link https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022231319321775