Câmpus São Paulo oficializa a formação de equipe que representará o IFSP no programa Baja SAE Brasil
O programa Baja SAE Brasil desafia os alunos de engenharia a aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A equipe “Baja Tubajão”, formada pelos alunos de Engenharia Mecânica do Câmpus São Paulo, terá que desenvolver um veículo off road (concepção, projeto detalhado, construção e testes).
Ou seja, projetar e construir um veículo com qualidade, alto desempenho, garantia de segurança operacional, dentro dos custos aceitáveis, aplicando-se na prática os conhecimentos teóricos, as técnicas e as tecnologias adquiridos em aula.
O plano de criação da equipe destaca que as atuais grades dos projetos pedagógicos dos cursos de tecnologias e engenharias do câmpus pressupõem que para a viabilização dos projetos integradores a partir do segundo ano, é necessária uma postura proativa por parte dos alunos. Assim, a equipe de alunos do Baja deverá propor workshop e cursos de curta duração para a comunidade acadêmica com a finalidade de divulgação e despertar interesses de futuros integrantes, além de possíveis patrocinadores, uma vez que faz parte da avaliação da competição SAE Brasil a capacidade da equipe em captar recursos externos para o projeto.
Para o diretor do departamento de mecânica do câmpus, Giuliano Gozzi, “a participação dos discentes neste tipo de equipe é muito importante pois possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Coloca, também, os alunos em ambiente de grande troca de conhecimento e inovação tecnológica, além de possibilitar maior integração entre discentes e docentes do IFSP e outras instituições”.
O aluno e chefe da equipe “Baja Tubajão”, Alysson Mesquita Avila, conta que o projeto foi apresentado para os estudantes em maio de 2019, em uma palestra feita por representantes da própria organizadora do evento, a SAE Brasil. “Conforme o andamento do nosso curso, fomos criando mais interesses em relação ao projeto e a turma foi se organizando para que pudéssemos então formar a primeira equipe de Baja no nosso câmpus”, conta.
O estudante destaca ainda a grande importância da participação para sua formação profissional: “principalmente pelo fato de extrair os conhecimentos da aula e aplicá-los na prática, em um projeto tão amplo que envolve tanto a parte administrativa quanto a de prototipagem”. Para Alysson, o trabalho em equipe, que permite o desenvolvimento pessoal nas relações com cada integrante da equipe, também é fundamental.
O coordenador do curso de Engenharia Mecânica do câmpus, Henrique de Camargo Kottke, elenca os principais objetivos do projeto: integração e trabalho em grupo dos discentes, troca de experiência entre alunos de outras instituições de ensino, aplicação das disciplinas do curso e sua interdisciplinaridade na vida prática e busca de patrocínio com empresas.
A participação na competição regional está prevista para ocorrer em maio de 2022. As equipes que vencerem a etapa nacional (em setembro de 2022), serão convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.
Apoio à equipe
O Departamento de Mecânica (DME) colocou à disposição da equipe toda a infraestrutura de laboratórios que permitirá o desenvolvimento do veículo. Além disso, o projeto foi contemplado pelo Edital IFSP nº 777/2019, que prevê o apoio financeiro para equipes participarem de feiras, mostras e competições técnicas e científicas. Quanto ao apoio técnico, a equipe de docentes com formação e especialização nas diversas áreas de conhecimentos da mecânica e do controle e automação, darão o suporte necessário para as orientações durante a execução do projeto.
Os seguintes docentes pertencem ao grupo de apoio técnico: Francisco Yastami Nakamoto (coordenador), Henrique de Camargo Kottke, Isac Kiyoshi Fujita, Giuliano Gozzi, Maurício Silva Nascimento, Givanildo Alves dos Santos (equipe executora) e André Ricardo Quinteros Panesi, Clóvis Velecico, Flávio Henrique Manarelli, José Carlos Jacintho, Herbert Cesar Gonçalves de Aguiar, Marcos de Aguiar Guimarães, Marcos Gonzales Fernandes, Mauro Machado de Oliveira, Ricardo Aparecido da Cruz, Rogério Teram e Wesley Rodrigues do Nascimento (colaboradores).
Equipe “Baja Tubajão”
A Equipe BAJA Tubajão, que é formada por subgrupos de gestão de negócios, eletrônica, estrutura, suspensão e powertrain, é composta pelos seguintes alunos do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus São Paulo: Alysson Mesquita Avila, Derick Vasconcelos Falcari Dias, Everton Sperandiu Goncalves, Gabriela Rodrigues Matias, Gabriel da Silva Julião, Joao Vitor Motta Homes de Almeida, Jorge Michele Gonçalves Tuselli, Kaique Santos Ferreira, Leonardo Kenzo Ferreira Araki, Luiz Gustavo Souza Benevides, Matheus Lucas Moreira, Nadia Chiampi, Pedro Henrique Lucas, Rocco Giovanni Cortez Vassalo, Victor de Lucca Neves de Souza, Vitoria Iwamoto Sercundes Leite da Silva e Vitor Takeuchi dos Santos.
Quer saber mais sobre o equipe "Baja Tubajão"? Clique aqui.
Redes Sociais