Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Câmpus São Paulo participará da Virada ODS
Início do conteúdo da página

Câmpus São Paulo participará da Virada ODS

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 15h05 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O câmpus participará oferecendo oficinas, palestras e minicursos para toda a comunidade, nos dias 08 e 09 de julho.

Inscrições

O Câmpus São Paulo do IFSP participará da Virada ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), maior congresso internacional pela promoção dos ODS nas cidades. O evento, organizado pela prefeitura de São Paulo com o apoio das Nações Unidas, ocorrerá simultaneamente em nove polos espalhados pela cidade e o Câmpus São Paulo participará oferecendo oficinas, palestras e minicursos para toda a comunidade, nos dias 08 e 09 de julho. Faça sua inscrição online até 4º de julho e aguarde a confirmação de inscrição pelo e-mail cadastrado. Toda a programação é gratuita.

Oficinas 

O mundo vem passando por transformações e evoluindo em várias áreas. Para isso acontecer, é inevitável a produção de impactos ao meio ambiente que vem promovendo discussões, elaboração de propostas e geração de desafios. A gastronomia está diretamente ligada a essas discussões por meio da utilização de insumos, descarte de alimentos, contratação de fornecedores distantes e que não praticam a sustentabilidade etc. Nesta oficina, objetiva-se analisar essas questões e propor alternativas sustentáveis diretamente ligadas à gastronomia, ou seja, praticando o aproveitamento total do alimento, diminuindo o descarte de lixo orgânico, produzindo insumos agrícolas em ambientes domésticos e ou comerciais (hortas orgânicas) etc.

Temas das oficinas: reaproveitamento de alimentos (sobras, frutas, vegetais), aproveitamento integral de alimentos, montagem de terráceos, tijolo sustentável, hortas orgânicas, compostagem. 

 

Palestras

Dentro do conceito de sustentabilidade é importante salientar que o meio ambiente é apenas um dos seus pilares de sustentação, pois é preciso pensar também na viabilidade econômica e se é socialmente justo. Tendo por base esta definição, é importante analisar o momento que estamos vivendo a partir de relatórios de ONGs e pesquisadores de diversos países com a apresentação de cenários perturbadores para a produção de alimentos e abastecimento da população mundial em crescimento acelerado. Ou seja, estamos evoluindo para um cenário de escassez de alimentos com possíveis consequências negativas para as empresas e população em geral.

Temas das palestras: gastronomia sustentável, alimentação do futuro, gastronomia e mudanças climáticas.

 

Minicurso

O minicurso tem como objetivo apresentar as principais etapas para o cultivo de cogumelos shimeji (Pleurotus ostreatus) a partir de técnicas e materiais que podem ser desenvolvidos em casa ou em apartamentos. Por meio de atividades práticas, os alunos serão convidados a desenvolver todas as etapas para o cultivo, desde o preparo do meio de cultura para o isolamento a partir de cogumelos frescos, até o preparo do inóculo (“semente”) e do substrato de cultivo, cujo objetivo final é o desenvolvimento de novos cogumelos em embalagens padronizadas, necessitando de pouco espaço e poucos recursos.

Tema do minicurso: Cultivo de cogumelos comestíveis.

 

Para conferir toda a programação e realizar a inscrição, clique aqui

Site oficial do evento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página