Página inicial > Destaques > Pela Valorização e Difusão do Conhecimento Popular da Classe Construtora: Patrimônio Cultural Imaterial da Arquitetura Brasileira

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 14h14 | Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 20h13
De 03 a 08 de outubro, MST e o Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Laudenor de Souza, em diálogo com o LCC - Laboratório de Culturas Construtivas da FAU USP, o NEPIM -  Núcleo de Estudos do Patrimônio Imaterial e Material do IFSP e a Escola da Cidade, convidam a comunidade para participar de encontros e debates que serão realizados de forma presencial ou a distância.

De acordo com os organizadores, as atividades foram pensadas a partir das seguintes questões:
Quem constrói a arquitetura brasileira?
De onde vem o conhecimento de construir?
Quais as origens e caminhos das culturas construtivas no Brasil?

Confira a programação

03/10 - Segunda-Feira - FAU USP - sala 807
18h30: Abertura
19h00: *“Saber construir arquitetura”*
Prof. Julio Roberto Katinsky
Prof. Reginaldo Nunes Ronconi

04/10 - Terça-Feira - FAU USP - sala 807
19h00 - "Culturas construtivas dos povos originários das Américas"
Profa. Flávia Assumpção de Godoy Bueno
Prof. José Eduardo Baravelli

05/10 - Quarta-Feira - Instituto Federal de São Paulo - Depto de Construção Civil / Bloco H sala 213
19h00 - "Arquitetura da terra: conhecendo o passado e o presente para preservar o futuro."
Profa. Thais C.S. Souza
Profa. Giselly Barros Rodrigues
Prof. João Fernando Blasi de Toledo Piza

06/10 - Quinta- Feira - Escola da Cidade - primeiro andar
19h00 - "Fazer construtivo ibérico nas Américas"
Profa. Marianna Boghosian Al Assal
Prof. José Guilherme Pereira Leite

08/10 - Sábado - FAU USP - transmitindo de Grenoble
10h00 - “O concreto como arma”
Prof. Sergio Ferro

O seminário abre as atividades do projeto "Difusão de culturas construtivas populares tradicionais para preservação do patrimônio cultural imaterial da construção civil", contemplado em edital do CAU-SP, Assistência Técnica à Preservação do Patrimônio Cultural, edição de 2022.

Os encontros são abertos e gratuitos, presenciais, nas faculdades, segundo indicação da programação, e serão também acessíveis pelo Google Meet, no seguinte link:

Mais informações, acesse o instagram do Instituto Laudenor de Souza: