Página inicial > Destaques > Visita de Haddad agita a manhã no Câmpus São Paulo

Visita de Haddad agita a manhã no Câmpus São Paulo

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 10h32 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 12h38

Em visita ao Câmpus São Paulo em 16 de março, o prefeito Fernando Haddad em palestra para cerca de 800 estudantes, falou da importância da mobilidade urbana e como ela afeta toda a infraestrutura da cidade.

DSC 0117"No conceito antigo, mobilidade urbana era apenas o deslocamento de casa para o trabalho. Nos tempos modernos, não se trata apenas disso e sim o acesso facilitado que às grandes populações tenham aos serviços públicos, pois a tendência é empurrar os mais pobres para os bairros mais afastados", disse o prefeito.

Haddad citou como um "truque" do Plano Diretor, que vai até 2030, é não permitir mais  que a expansão imobiliária construa grandes espigões somente nas regiões supervalorizadas da cidade. Dessa forma, onde não houver transporte público de massa, não haverá grandes espigões, ou seja, a expansão imobiliária somente será possível quando houver a expansão da reforma viária. Como exemplo, citou os bairros de Parelheiros e Brasilândia, onde estão concentrados os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano - IDH, da cidade, e a necessidade de oferecer serviços públicos para que haja mobilidade urbana e diminua a desigualdade geográfica.

Também estiveram presentes como convidados no centro da palestra, o secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita, o diretor do câmpus, Luis Cláudio de Matos, o reitor Eduardo Antônio Modena e o representante discente, Scothy Wallace Bleinat Ponchio, membro do CONCAM - Conselho de Câmpus.

Chalita elogiou muito aos alunos pelo esforço de terem chegado até aqui e pela conquista do diploma o que faz de todos cidadãos úteis à sociedade, cada qual na profissão escolhida. O secretário falou da importância de dar condições e oportunidades para as crianças desde cedo e comentou que as crianças que frequentam o CÉU - Centro Educacional Unificado, recebem aula de qualidade 10h por dia e fazem 5 refeições diárias cada uma. Citou o empenho do prefeito Haddad em abrir cursos de nível superior no CÉUS, ampliando ainda mais as oportunidades dos jovens.

Antes da palestra, as autoridades se reuniram com o Diretor Luis Cláudio e os estudantes (além do Scothy): Elias Guilherme Correa Lovato, aluno de Física, representando o Centro Acadêmico Isaac Newton; Caio Malaman Shimizu, aluno da Engenharia de Controle e Automação, representando o Centro Acadêmico Marvin Minsky; Giovana Brandi de Souza Pinto, aluna de Arquitetura e Urbanismo, representando o Centro Acadêmico Vitruvius; Emily Mie da Silva Takahashi, aluna de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, representando o Centro Acadêmico Turing; Beatriz Ângelo Prata, aluna de Biologia e Química, representando o CALV; Victor Augusto Watanabe, aluno de Engenharia Civil, representando o Centro Acadêmico John Smeaton; Mayara Barbosa, aluna de Arquitetura e Urbanismo; Robson Coelho, aluno de Eletrônica; Manoela Chagas, aluna de Letras; Verônica Pereira Stodolnikas, aluna de Turismo, representante do Centro Acadêmico Thomas Cook; Matheus Nunes Salomão, representante do Grêmio Charlin Chaplin e Bruno Fortunato, aluno de Robótica.

IMG 2424Na pauta, o diretor Luis Cláudio citou os 37 cursos da Instituição, sendo o de Arquitetura o mais concorrido do país, seguido pela Engenharia Civil e o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecidos nas 51 salas de aula. Números que impressionaram o prefeito e justificaram a proposta de ampliação de espaço, com doações de terrenos e outras áreas que possibilitarão a expansão do Instituto. Fernando Haddad disse que há grandes possibilidades disso acontecer já que existe um planejamento de reestruturação do Canindé.

Entre outras solicitações e projetos, os alunos da Arquitetura entregaram ao prefeito uma carta de apresentação do XL Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – ENEA-Sampa, um evento sociocultural, sem fins lucrativos, previsto para a 2ª quinzena de julho. O evento tem como objetivo principal complementar a formação do estudante, fortalecer o debate e a reflexão sobre as mais diversas problemáticas das cidades brasileiras, além de outros.

No final, os alunos entregaram presentes para o prefeito tais como camisas dos cursos, blusão, caneca ecológica etc.

Crédito das fotos: Coord. de Audiovisual do câmpus.

Para ver mais fotos, clique aqui.