Página inicial > Destaques > Alunos do câmpus recebem medalha da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do câmpus recebem medalha da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2016, 14h09 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

Os alunos Gabriel Oliveira Alves e Enzo Hideki Nakamura receberam, em 8 de setembro, medalha de prata pela participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em 2015.

OBR1O câmpus recebeu ao todo uma medalha de ouro, quatro de prata e duas de bronze. O diretor geral, Luis Cláudio de Matos Lima Júnior e o professor do câmpus, Alexandre Brincalepe Campo entregaram as medalhas para os dois alunos no Laboratório de Controle Aplicado (LCA), localizado no Bloco C da escola.

Gabriel concluiu o técnico em Eletrônica. Para ele, a participação na olimpíada foi muito importante. “Utilizei tudo o que aprendi no curso em um projeto único”, conta. O estudante atualmente cursa Ciência Moleculares na Universidade de São Paulo (USP).

OBR2

Enzo conclui o técnico integrado em Informática na escola e conta sobre a experiência. “Eu já havia participado de várias olimpíadas de outras áreas e não conhecia nada sobre mecânica ou elétrica. Mas sempre gostei de física e foi muito interessante estudar a matéria aplicada a um caso como um robô; é a física na prática”, explica. O aluno agora cursa Ciências da Computação da Usp. Ambos concluíram o curso em 2015.

Para o professor Alexandre Brincalepe, “a participação abre a cabeça do aluno de todos os cursos. Eles estudam um problema real e percebem que o conhecimento pode ser aplicado em outras áreas”, finaliza.

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. Os estudantes do IFSP conquistaram as medalhas na prova teórica da OBR.

Robótica no câmpus

Os estudantes que desejarem participar do grupo que representará o câmpus na edição 2017 da OBR, podem se inscrever aqui. É necessário ser aluno de curso técnico na escola. A participação do IFSP na OBR é organizada pelo Laboratório de Controle Aplicado (LCA).

Crédito das fotos: Coord. de Audiovisual do câmpus.