Página inicial > Destaques > Aluno de Licenciatura em Letras publica artigo em revista científica sobre estrangeirismos nas redes sociais

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 12h12 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

O estudante de Licenciatura em Letras, Mateus Rodrigues de Moura, teve artigo científico publicado na edição de julho da web revista Sociodialeto.

“Estrangeirismos na construção de neologismos gírios – um estudo nas redes sociais” é o título do artigo escrito em conjunto com o professor e orientador de iniciação científica do aluno, Flavio Biasutti Valadares. Mateus participa do projeto de IC “As gírias do Internetês – um estudo da variação linguística nas redes sociais”.

O artigo aborda o uso de estrangeirismos nas redes sociais relativos aos neologismos gírios. Objetiva analisar gírias criadas nas redes sociais e nelas inicialmente utilizadas e estabelecer como o ciberespaço contribui para a formação de novos termos. Adota como base a Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 1994, 2008; WEINREICH, LABOV e HERZOG, 2006), os estudos sobre gírias (PRETI, 2006) e sobre Hipertexto (MARCUSCHI, 2005). Como procedimentos metodológicos, avalia neologismos gírios por meio da descrição do perfil do usuário de tais vocábulos. Conclui-se que a internet é um espaço propício à criação de palavras, bem como de sua disseminação para uso.

Para acessar o artigo, clique aqui