Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Docente participa de simpósio na África do Sul
Início do conteúdo da página

Docente participa de simpósio na África do Sul

Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 10h00 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 19h04

De 20 a 22 de março, o professor da área de Física do Câmpus São Paulo, Neilo Trindade, participou do “4th International Symposium on Process Mineralogy” (Process Mineralogy '17), organizado pela MEI (Minerals Engineering International). O eventou ocorreu na cidade do Cabo, na África do Sul.

neiloO docente apresentou o trabalho intitulado “Optical and electrical properties of alexandrite (BeAl2O4:Cr3+) mineral”, pesquisa realizada em colaboração com o Departamento de Física Nuclear da USP.

De acordo com Neilo, o Brasil é considerado atualmente o maior produtor mundial de alexandrita, porém ainda é uma gema pouco conhecida quanto as suas propriedades físicas. “Além de apresentar um efeito de mudança de cor dependendo da fonte de luz à qual está exposto, esse material também tem sido importante tecnologicamente como laser em aplicações médicas, principalmente na área de dermatologia e tratamento de câncer”, conta.

O professor explica, ainda, que para essa conferência foi dado enfoque na técnica de caracterização de composição química desses minerais, obtida pela técnica de fluorescência de raios X. O projeto tem também como objetivo correlacionar e ampliar os conhecimentos sobre esse material, principalmente quanto à resposta luminescente e o estudo da viabilidade de uso em dosimetria de radiações. “A conferência foi um foro adequado para que se troquem experiências e possa estabelecer novas colaborações”, finaliza.

A participação do docente no evento foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Foto: professor Neilo em evento. Crédito da foto: acervo pessoal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página