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Linhas de pesquisa - Especialização em Aeroportos – Projeto e Construção

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2016, 11h26 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2016, 13h43

As principais linhas de pesquisa do programa são:


1ª – Planejamento e Projeto do Aeroporto

Essa linha de pesquisa tem o objetivo de incorporar as mais importantes variáveis que atuam no projeto dos terminais TPS e TECA dos aeroportos, assim como, seu planejamento que contextualiza um processo multidisciplinar que tem início na implantação do sítio aeroportuário, considera a concepção do plano diretor e concorre pelas nuances da interconectividade do aeroporto com o sistema de transporte público.

Sugestões:

1.1 Implantação do Sítio Aeroportuário

1.2 A Geometria dos Terminais (TPS e TECA)

1.3 Plano Diretor para o Aeroporto

1.4 A Importância da Setorização e da Implantação no Aeroporto

1.5 Setorização e Implantação dos Terminais (TPS e TECA)

1.6 A Conectividade entre o Aeroporto e os Meios de Transportes Públicos

 

2ª – Avanços Tecnológicos nos Aeroportos

Essa linha de pesquisa tem como objetivo abordar o estado da arte no cenário do transporte aéreo comercial no panorama mundial, e as vertentes principais de origem operacional, estrutural e econômica deste setor que são estudadas e pesquisadas principalmente no contexto acadêmico e científico, assim como, corporativo e estatal.

Sugestões:

2.1 A Operacionalidade dos Aeroportos – Lado Terra e Lado Aéreo

2.2 Abastecimento de Combustível para as Aeronaves – Modelos

2.3 Sistema de Refrigeração e Climatização nos TPS – Eficiência e Meio Ambiente

2.4 Sistema de Navegação Aérea – Pouso e Decolagem

2.5 Sistema de Disponibilidade das Bagagens – Esteiras Eficientes

2.6 Aumento da Frota das NLA – Operação e Sistema de Pistas

2.7 A Operacionalidade e o Sistema de Pistas – Tráfego Aéreo e o Projeto do Aeroporto

 

3ª – Políticas Públicas para o Setor de Transportes no Brasil

Essa linha de pesquisa tem como objetivo abordar todos os contextos multidisciplinares que envolvem o aeroporto como um equipamento relevante e essencial no desenvolvimento regional influenciando outros segmentos como o de turismo, transporte urbano, ferroviário entre outros.

Sugestões:

3.1 Análise do PNT – Plano Nacional de Transporte

3.2 Análise do PNTur – Plano Nacional de Turismo

3.3 A Desregulamentação do Setor de Transporte Aéreo no Brasil

3.4 Concessão e Privatização – o Caso do Aeroporto de Cumbica (SP)

3.5 Concessão e Privatização – o Caso do Aeroporto do Galeão (RJ)

3.6 Concessão e Privatização – o Caso do Aeroporto de Brasília (DF)

 

4ª – Eficiência Energética nos Aeroportos

Essa linha de pesquisa tem como objetivo explorar as tendências tecnológicas que envolvem o uso e a produção de energia pelo aeroporto de modo que elas possam contribuir com a melhoria no processo de utilização das fontes de energia, sejam elas tradicionais ou denominadas como alternativas. Essa tendência é global e uma realidade irreversível.

Sugestões:

4.1 Controle e Gerenciamento de Energia nos Aeroportos (TPS e TECA)

4.2 Materiais e Tecnologia Empregados nos Projetos Arquitetônicos e de Engenharia

4.3 Tendências Tecnológicas Aplicadas nos Terminais TPS e TECA

4.4 Impactos Ambientais Gerados pela Implantação do Aeroporto

4.5 Relatório de Impactos Ambientais – Aeroporto Congonhas (Exemplo)

4.6 Relatório de Impactos Ambientais – Aeroporto Santos Dumont (Exemplo)

4.7 O Conforto Ambiental nos Aeroportos – o Caso do Aeroporto “X”

 

5ª – Terminal de Cargas Aeroportuário

Essa linha de pesquisa tem como objetivo estimular trabalhos e estudos de uma atividade inerente ao aeroporto e extremamente importante, mas quase que invisível no cenário das pesquisas acadêmicas e científicas. O transporte de cargas e o frete aéreo são atividades que tem apresentado relevantes aumentos de demanda nas ultimas duas décadas. A logística e o planejamento envolvidos nestas atividades têm contribuído de forma positiva na economia local e global.

Sugestões:

5.1 Frete Aéreo – Demanda e Operação

5.2 Importância do Transporte de Cargas Aéreo na Economia Mundial

5.3 Transporte de Cargas – Aeronaves NLA

5.4 Transporte de Cargas Aéreo e a Intermodalidade no Contexto Urbano

5.5 Frete Aéreo e o Escoamento da Produção Regional

 

6ª – Aeroportos e Meio Ambiente

Essa linha de pesquisa tem como objetivo estimular as discussões que englobam os conflitos, discordâncias, adequações, incompatibilidade de legislações urbanas e aeroportuárias, assim como, soluções existentes da atividade aeroportuária com a sociedade e o meio ambiente. As variáveis que compõem o cenário das discussões no continente europeu fazem parte de forma relevante no planejamento dos aeroportos.

Sugestões:

6.1 O Aeroporto e o Meio Ambiente – Projeto do Aeroporto e Legislação Urbana

6.2 Conflitos Existentes entre o Aeroporto e o Entorno – Legislação Contraditória

6.3 O Ruído Aeronáutico nos Aeroportos Europeus – Pros e Contras

6.4 O Ruído Aeronáutico nos Aeroportos Brasileiros – Pros e Contras

6.5 O Ruído Aeronáutico e os Fabricantes de Aeronaves- Pros e Contras

 

7ª – Segurança / Security e Savety

Essa linha de pesquisa tem como objetivo estimular estudos relacionados ao cenário da segurança nos aeroportos, no sentido mais amplo da palavra, em virtude da abrangência que a atividade exerce em toda a estrutura do aeroporto. Vertentes de aspectos humanos e materiais compõem cenários que são abordados de maneira inteiramente diferentes.

Sugestões:

7.1 A Segurança nos Aeroportos – Monitoramento / Embarque e Desembarque

7.2 A Segurança do Passageiro: Realidade Brasileira / Outros Países

7.3  A Segurança do Patrimônio: Empresa Aérea e Autoridade Aeroportuária

7.4 A Segurança no Transporte Aéreo e os Acidentes Aéreos: Causas e Efeitos

7.5 A Segurança Segundo o FAA: Anexos

 

8ª – Modulo Operacional

Essa linha de pesquisa tem como objetivo discutir e esclarecer um procedimento de intervenção na estrutura física e no projeto do terminal de passageiros de alguns aeroportos que teve início em Portugal, devido ao evento da Eurocopa em 2004 que teve sucesso e  ganhou adeptos no continente. Este procedimento de aspecto transitório causou polêmicas devido a sua nova condição permanente adotada por alguns países, inclusive o Brasil.

Sugestões:

8.1 Modulo Operacional – MOP / Países Europeus / Ásia / América

8.2 Modulo Operacional – Solução ou Postergação do Problema

8.3 Modulo Operacional e a Capacidade dos Aeroportos – Contexto Global

 

9ª – Faciliteis Aeroportuárias

Essa linha de pesquisa tem como objetivo explorar todo o conjunto de facilidades que podem compor uma estrutura auxiliar de vital importância para a operacionalidade interna e externa ao aeroporto, no entendimento, de que esta composição possa servir de apoio logístico e muitas vezes periódico para os passageiros em situações emergenciais ou não, no ato do embarque ou desembarque.

Sugestões:

9.1 Transportes: Urbano Coletivo, Particular e Especial

9.2 Acomodações: Hotéis, Apart-hotel e Centro de Convenções

9.3 Aeroshoping: Entretenimento e Lazer

9.4 Serviços e Infraestrutura e Apoio

9.5 Políticas para Infraestrutura de Apoio – Quarentena nos Aeroportos

 

10ª – Comunicação Visual

Essa linha de pesquisa tem como objetivo suprir uma deficiência observada em vários     aeroportos do mundo no que diz respeito a interação do passageiro com os as dependências do aeroporto, principalmente no aspecto da comunicação visual que interage mutuamente elementos de aparências linguísticas com outros que utilizam símbolos reconhecidos por uma cultura local. Esse fato pode comprometer o entendimento do passageiro com a mensagem que se quer passar.

Sugestões:

10.1Comunicação Visual Externa

10.2 Comunicação Visual Interna

10.3 CIV: Controle de Informação Visual

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