Página inicial > Incrições no Campus São Paulo > Curso de Extensão: Moodle para Educadores - Percurso Formativo

Curso de Extensão: Moodle para Educadores - Percurso Formativo

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 13h52 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 09h37

Curso de Extensão: Moodle para Educadores - Percurso Formativo

Modalidade: EaD

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: docentes e profissionais que atuam na Educação a Distância ou que queiram utilizar o ambiente virtual como apoio ao ensino presencial ou híbrido.

Elaboração: Coordenadoria de Educação a Distância do Campus São Paulo (CED-SPO)

O curso EaD está disponível na plataforma Aprenda Mais da SETEC/MEC e pretende fomentar a montagem de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem colaborativos em plataformas Moodle, possibilitando que o cursista se aproprie das especificidades do Moodle, aprenda a configurar recursos e atividades, bem como reflita sobre como estruturar um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de forma a promover a interação neste espaço, tanto entre os próprios estudantes, como entre eles e o professor. Como resultado, espera-se que o cursista tenha se apropriado das especificidades do Moodle, aprendido a configurar recursos e atividades, bem como estruturar um ambiente virtual de ensino e aprendizagem de forma a promover a interação neste espaço, tanto entre os próprios estudantes, como entre eles e o professor. O curso aborda os seguintes conteúdos:

1. Processos educacionais on-line na EaD e nos cursos presenciais:

1.1 - Breve história da EaD;

1.2 - O papel do professor na EaD;

1.3 - O papel da equipe multidisciplinar na EaD;

1.4 - O uso do ambiente virtual como apoio ao ensino presencial ;

1.5 - O que é moodle?

1. Aspectos importantes para a elaboração de um curso no Moodle:

2.1 - Navegando pelo Moodle como professor;

2.2 - Recursos e atividades;

2.3 - Formato de curso;

2.4 - Layout, linguagem e estratégias didáticas;

2.5 - Seleção e produção de materiais educacionais.

1. Simulando a montagem de um curso no Moodle:

3.1 - Estruturação de um curso no moodle;

3.2 - Configuração de recursos (rótulos, arquivos, pastas, URLs, páginas e livros);

3.3 - Configuração de atividades (fóruns, tarefas, questionários e webconferências).

1. Administrando um espaço virtual Moodle:

4.1 - Inscrição e comunicação com alunos;

4.2 - Organização de grupos e agrupamentos de alunos;

4.3 - Avaliação, valoração e encadeamento das atividades;

4.4 - Análise de relatórios dos logs dos alunos;

4.5 - Reutilização do curso (backup, reconfiguração e restauração).

Uma vez realizado o cadastro e login na plataforma Aprenda Mais, o acesso ao curso pode ser feito diretamente pelo link: https://aprendamais.mec.gov.br/course/search.php?search=moodle